Tecnologia Brasileira
9 de novembro de 2001
Grupo investe US$ 47 milhões na pecuária de corte
13 de novembro de 2001

Brasil é apoiado em reunião da OMC

O Brasil ganhou ontem o apoio dos Estados Unidos e do Japão na manutenção de alguns pontos do texto-base da agricultura, durante a 4a Conferência Ministerial da Organização Mundial de Comércio (OMC), que acontece em Doha, no Catar. O texto será o balizador das discussões da Rodada de Desenvolvimento, que acontece em 2002, em Genebra, na Suíça, quando serão criadas as normas para inclusão da agricultura na OMC. O Brasil, ao lado de outros 15 países produtores e exportadores de produtos agrícolas, faz parte do Grupo de Cairns.

A conferência acontece para discutir propostas de mudanças no texto, ao que o Brasil não deve ceder, segundo o ministro da Agricultura, Pratini de Moraes. A posição brasileira está consolidada em três pontos – acesso a mercados, eliminação dos subsídios agrícolas e a reforma das regras antidumping – nos quais a União Européia vem solicitando que sejam feitas alterações. “O apoio dos Estados Unidos e do Japão é muito importante, pois se defendessem a posição da União Européia o Brasil ficaria isolado.”

A União Européia defende tratamento diferenciado para a agricultura, alegando “preocupações não comerciais”, o que tem sido considerado desculpa para mais protecionismo. “Conseguir a manutenção dos pontos no texto para a rodada do ano que vem já é uma vitória muito grande”, avaliou Pratini. A Argentina, parceira do Brasil no Grupo de Cairns, informou ontem durante a reunião que poderia aumentar em 50% sua exportação atual em agronegócios se o comércio agrícola fosse liberalizado. O país vizinho também vem sendo firme em suas posições, e quer detalhar ainda mais o texto, a fim de evitar ambigüidades.

O diretor-geral da OMC, Mike Moore, vem afirmando que, nesta nova rodada de negociações, os ganhos devem ser destinados aos países em desenvolvimento. A conferência começou na sexta-feira e deve se estender até amanhã à noite, com a divulgação do texto definitivo.

Fonte: Correio do Povo (RS), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress