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Brasil busca ampliar vendas de produtos agrícolas para a Ásia

F61U8829.JPG BRASILIA BSB DF 22/06/2016 POLITICA COLETIVA MINISTROS Os ministros, Blairo Maggi ( Agricultura, pecuária e abastecimento / NA FOTO ), Eliseu Padilha (Casa Civil), Diogo Oliveira (Planejamento), durante entrevista coletiva à imprensa, no Palácio do Planalto. FOTO: DIDA SAMPAIO/ESTADAO

Em um momento em que em alguns produtos agropecuários do Brasil são alvo de restrições ou ameaças de proibição por parte de importadores relevantes como União Europeia e Rússia, o Ministério da Agricultura decidiu focar esforços para a abertura ou ampliação, neste ano, de mercados na Ásia a produtos nacionais, como carnes bovina, de frango e suína, frutas, lácteos, ovos e farinhas.

Da lista de 49 negociações bilaterais em andamento desenhada pelo Ministério da Agricultura e que envolvem novas oportunidades para o agronegócio brasileiro, 80% focam nos países asiáticos.

Entre as prioridades da agenda comercial traçada pela Pasta na Ásia estão acelerar ou concluir a celebração de certificados sanitários para exportações de carnes in natura, processadas ou miúdos de bovinos, aves e suínos para China, Japão, Coreia do Sul, Indonésia e Taiwan; lácteos para o Egito; ovos para Cingapura; farinhas de origem animal para a Tailândia e frutas para China e Vietnã.

As negociações se encontram em estágios diferentes. Desde a venda de carne bovina in natura aos japoneses, que está em fase inicial – o setor privado deseja em acionar o Japão na Organização Mundial de Comércio (OMC) -, até os embarques de melão ao Vietnã, cuja análise de risco de pragas está mais avançada, de acordo com o Ministério da Agricultura.

Como parte da agenda que foca as exportações de produtos agropecuários ao continente asiático, entre 6 e 18 de fevereiro, o secretário-executivo da Pasta da Agricultura, Eumar Novacki, irá em missão internacional para Coreia do Sul, Vietnã, Tailândia, Malásia e Cingapura.

Desde o ano passado, a Pasta já sinaliza que daria mais importância ao mercado da Ásia. Dos 10 novos adidos agrícolas enviados pelo Ministério da Agricultura ao exterior no ano passado, seis foram para países asiáticos: China, Coreia do Sul, Índia, Vietnã, Tailândia e Arábia Saudita.

A ampliação de negócios com países asiáticos é a última grande pauta internacional que o ministro Blairo Maggi — que retorna hoje de férias — buscará avançar até abril, antes de se licenciar do cargo para disputar a reeleição para senador por Mato Grosso.

Fonte: Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

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