Com o trecho da rodovia BR-163 até Miritituba (PA) finalmente asfaltado, o ex-ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse ao Valor que a obra contribuirá para que os preços do frete no transporte de grãos na estrada caiam e, como efeito, as exportações aumentem.
A rodovia era conhecida por frequentes atoleiros — que sempre ocorriam no início do ano, no período de colheita de soja e milho no Centro-Oeste —, que colocaram em risco os ganhos com a supersafra de grãos de 2017. A estrada também é considerada uma importante alternativa de escoamento de grãos produzidos sobretudo por Mato Grosso, Estado líder na produção desses itens, com destino aos portos do Norte.
Enquanto ministro e governador matogrossense, Maggi foi um dos maiores defensores da conclusão da obra, que beneficia produtores e empresas do agronegócio, incluindo a própria Amaggi — maior trading de capital nacional, da qual é sócio com familiares.
“Esta estrada deveria estar pronta há décadas, mas nos últimos quatro anos estavam faltando 100 quilômetros. O que atrapalhou foi que algumas empreiteiras quebraram, abandonaram a obra. Há dois anos, foi negociada a entrada do Exército e então finalmente está terminando”, afirmou Maggi, que desde julho retomou os negócios na Amaggi.
“À medida que a estrada vai ficando pronta, o frete vai caindo, mas a maior vantagem é que os volumes de embarques poderão ser melhor administrados, evitando atrasos”, completou.
No último sábado, o Exército concluiu o asfaltamento da rodovia BR-163 até Miritituba (PA), o que foi comemorado pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas. O presidente Jair Bolsonaro, que deve visitar a rodovia em dezembro, tuitou ontem que “essa obra é no coração do agronegócio e vai diminuir os custos para a exportação.”
Fonte: Valor Econômico.