Brasil é o País que mais conserva entre os maiores produtores mundiais de alimento
25 de outubro de 2018
IEA: preço de carnes cai em setembro; leite longa vida tem alta de 29% no ano
25 de outubro de 2018

Bolsonaro recua e diz que deve rever fusão de ministérios

Sob pressão do setor industrial e do agronegócio, o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) recuou nesta quarta-feira a promessa de fundir o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) com a Fazenda e disse que deve rever também a proposta de fusão do Ministério da Agricultura com o do Meio Ambiente.

Em um vídeo transmitido pela internet, Bolsonaro disse que tem recebido reclamações de representantes da indústria e de ruralistas e afirmou que pretende atender às demandas desses setores.

O candidato afirmou que vai atender ao pedido de manutenção do MDIC, apesar de ter anunciado há algumas semanas que a Pasta seria incorporada em um superministério da Economia. “Se esse é o interesse deles (empresários), para o bem do Brasil vamos mantê-lo. Sem problema nenhum”, disse.

Sobre a fusão da Agricultura com o Meio Ambiente, o candidato afirmou que tem um “certo atrito agora” com ruralistas, mas disse que “está pronto para negociar”. “Falei para o pessoal do agronegócio que era importante [fundir] e eles concordaram. Agora alguns estão discordando. Vamos chegar ao meio termo”, disse. Em seguida, afirmou que se mantiver os dois ministérios vai nomear para o Meio Ambiente alguém que não seja um entrave para a liberação de licenciamento ambiental. “O coitado do agricultor, do produtor que quer uma licença ambiental leva dez anos, se é que vai conseguir. Vamos preservar o meio ambiente mas não vamos atrapalhar a vida de quem quer produzir.”

Bolsonaro foi pressionado pela Frente Parlamentar do Agronegócio, que tem restrições à fusão das Pastas. Para a bancada ruralista, a junção dos dois ministérios poderá atrapalhar os interesses do agronegócio, já que a nova Pasta teria que cuidar de problemas como o tratamento de lixo, por exemplo.

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress