Gestão pela Qualidade pode mudar a sua propriedade. Para muito melhor.
15 de agosto de 2006
Análise das exportações de janeiro a julho de 2006
17 de agosto de 2006

Boas práticas de fabricação e sua importância na qualidade do suplemento mineral

A importância da suplementação mineral, em um país com 195 milhões de bovinos, alimentados principalmente a pasto, distribuídos em 2,19 milhões de estabelecimentos pecuários, é facilmente justificável quando consideramos os benefícios diretos dessa na produtividade.

A importância da suplementação mineral, em um país com 195 milhões de bovinos, alimentados principalmente a pasto, distribuídos em 2,19 milhões de estabelecimentos pecuários, é facilmente justificável quando consideramos os benefícios diretos dessa na produtividade.

Um suplemento mineral de qualidade garante a segurança da saúde animal, a produção de alimentos seguros para o homem, o respeito ao ser humano (trabalhador), o respeito ao meio ambiente, o resultado zootécnico, o resultado econômico e a conformidade do produto.

Para garanti-la em suplementos minerais, devem ser consideradas todas as etapas do processo de produção, desde a formulação do suplemento até a distribuição para os animais e finalmente, a ingestão adequada, de acordo com o estimado na formulação.

A formulação é um passo imprescindível, exigindo muita competência prática e técnica dos nutricionistas, sendo que hoje, existem muitos recursos e ferramentas à disposição. As pesquisas no setor também têm evoluído, fornecendo dados mais concretos e confiáveis para uma boa formulação.

A aquisição das matérias-primas para a produção de suplementos é uma etapa importante para a garantia da qualidade dos suplementos. Ao mesmo tempo, a relação custo/benefício deve ser otimizada. Para isso, é importante adquiri-las de fornecedores certificados, conhecer as diferentes características (físico-químicas, biodisponibilidade) das matérias-primas, ter um controle de qualidade dos teores dos nutrientes e dos possíveis contaminantes (físicos, químicos e biológicos) e atentar para a compatibilidade entre as matérias-primas utilizadas.

O processo de mistura pode interferir diretamente na homogeneidade do produto final e na manutenção dos níveis de garantia dos produtos. Dentro de uma unidade industrial de fabricação de suplementos minerais, o misturador é um equipamento especial, exigindo manutenção e controles preventivos.

A utilização de pré-misturas dos micro-nutrientes, que entram em concentrações muito pequenas na mistura final, é uma alternativa para melhorar a qualidade do produto acabado. A grande preocupação entre os fabricantes e consumidores de alimentos para animais, tem sido o controle e a segurança na adição destes micros ingredientes, com a verificação de resíduos e contaminação destes, além da manutenção dos níveis de garantia do produto processado. Os misturadores têm que ser validados para os diferentes tipos de produto, bem como o tempo de mistura. A homogeneidade da mistura depende principalmente do volume da carga do misturador e do tempo de mistura.

Todo o processo de produção visa à conformidade do produto acabado. Neste contexto, as Boas Práticas de Fabricação podem contribuir com o setor. A sua implementação tem como objetivo, incentivar a indústria a buscar a evolução da qualidade dos produtos oferecidos ao mercado consumidor, aumentando a confiabilidade e a segurança dos produtos, permitindo a demonstração pública do comprometimento das empresas produtoras, bem como, o integral cumprimento de todas as normas legais e daqueles de setores específicos em mercados potenciais para exportação.

Boas Práticas de Fabricação é um conjunto de normas e procedimentos que assegura ao cliente a conformidade do produto, ou seja, o atendimento às especificações apresentadas por seu fornecedor, o cumprimento da legislação e oferta de alimentos seguros para a saúde do animal, do homem, do trabalhador e do meio ambiente.

Por outro lado, o setor tem também como desafios encontrar a medida justa e adequada para implantação de melhorias, ajustes e adaptações que possibilitem às empresas atender aos seus requisitos de inocuidade e segurança, aos requisitos legais, técnicos e comerciais dos mercados nacional e internacional e ainda assim, se manterem ágeis e competitivas.

As Boas Práticas de Fabricação não devem ser realizadas somente dentro dos estabelecimentos produtores, mas deve ser o foco de toda a cadeia produtiva. O transporte do produto acabado da unidade de processamento até as propriedades rurais e a armazenagem de forma adequada na propriedade, evita a contaminação do produto, mantendo suas características quantitativas e qualitativas.

A adequação das instalações para o fornecimento (cochos), a freqüência no fornecimento, o controle do consumo representam uma etapa essencial, na qual, todo o trabalho feito anteriormente, pode não gerar os bons resultados esperados na suplementação.

Ou seja, ocorrerá o aperfeiçoamento dos sistemas de produção de alimentos para animais e o aumento de produtividade no setor, se as indústrias de alimentação animal estiverem preparadas para enfrentar novos desafios nesse cenário globalizado.

É fundamental para o desenvolvimento do país e sua inserção maior na economia mundial, que os setores produtivos elevem suas exigências em relação à qualidade, otimização de custos e incorporação de padrões excelentes de produção. E além da competitividade, atentando para a bandeira mundial: suplementação racional e segurança alimentar.

Fonte: Minerthal

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress