Categories: Fique Atento

Boas práticas agropecuárias aumentam renda do pecuarista

Sustentabilidade socioambiental no setor é um dos temas do II PECforum, Fórum Internacional de Pecuaristas, dias 05 e 06 de outubro em Uberlândia/MG

Diretor Geral da Aliança da Terra, John Carter, é um dos palestrantes já confirmados no evento

Produzir com rentabilidade, sem deixar de respeitar o meio ambiente e a sociedade. Esse é o grande desafio do pecuarista brasileiro hoje. A alta no preço da arroba e a maior demanda por carne bovina no mundo fazem com que a pecuária brasileira viva um dos seus melhores momentos nos últimos anos. Por outro lado, o produtor precisa se preocupar com diversos fatores internos e externos, exigidos tanto no mercado interno, quanto no internacional. O cenário atual cria oportunidades para o aumento dos investimentos no setor, e possibilita ao produtor uma chance única de melhorar sua rentabilidade e se adequar às novas exigências, como maior uso de boas práticas agropecuárias no dia a dia da propriedade. Para o especialista em agronegócios e coordenador do comitê organizador do II PECforum, Fórum Internacional de Pecuaristas, que será realizado em Uberlândia/MG nos dias 05 e 06 de outubro, Silmar Müller, não existe caminho de volta quando se fala em sustentabilidade socioambiental na produção rural. “O atual momento da pecuária nacional faz com que a atividade tenha de ser pensada também como uma maneira de proporcionar outros benefícios ao consumidor e ao cidadão, como proteção e maior cuidado ao ambiente produtivo e maior responsabilidade social com a região em que a propriedade está instalada.”

O tema sustentabilidade será apresentado no II PECforum pelo diretor geral da Aliança da Terra, John Cain Carter, no painel “Integração Lavoura Pecuária e Floresta, para diluir custos e criar novas receitas na propriedade, com sustentabilidade”. Com sete anos de existência, a organização é composta por produtores rurais, técnicos e cientistas, e busca atender às novas demandas do agronegócio, estruturando uma cadeia limpa e transparente do setor produtivo. Fundada na região do Xingu, no Pará, a Aliança da Terra atua hoje em dez estados do país e é referência quando se fala em boas práticas na produção agropecuária.

A integração lavoura pecuária floresta (ILPF) é uma prática inovadora, que promove a recuperação de áreas degradadas ao agregar, na mesma propriedade, diferentes sistemas produtivos, como os de grãos, fibras, carne, leite e agroenergia. Tem como objetivo melhorar a fertilidade do solo com a aplicação de técnicas e sistemas de plantio adequados. Dessa forma, permite a diversificação da atividade econômica na propriedade.

Os desafios do setor pecuário serão os destaques de um dos eventos do agronegócio mais esperados do ano, o II PECforum – Forum Internacional de Pecuaristas. Em sua segunda edição, o evento conta também com espaço novo para exposição de produtos e serviços para a pecuária, o Pec Tradeshow, deverá ter a presença de mais de 1.500 participantes entre pecuaristas e agentes comerciais e industriais da indústria de carnes.

O fórum deste ano tem como tema central ‘Encurtando o Ciclo: da Genética ao Prato’ e uma proposta de ‘Gestão Avançada para uma Nova Pecuária Sustentável com Rentabilidade’, e possui o apoio institucional das principais entidades do setor produtivo e da agroindústria, além do apoio de mídia da TV Terraviva do Grupo Bandeirantes de Comunicação. O objetivo é apresentar no fórum novas formas de gestão integrada para enfrentar e aproveitar as oportunidades e desafios da pecuária bovina de corte brasileira para os próximos anos, quando o Brasil precisará aumentar acentuadamente sua produção de carne bovina para atender à crescente demanda internacional e do mercado interno.

Para tanto, o II PECforum vai discutir e apresentar soluções para toda a cadeia produtiva da pecuária bovina de corte, com temas como ‘Genética para todos, garantindo qualidade e homogeneidade do rebanho; Sanidade e Rastreabilidade como condição para um mercado permanente; Nutrição a Pasto ou Confinamento para garantir crescimento e engorda mais rápidos; Manejo correto, para garantir eficiência; Integração da pecuária com lavouras e florestamento para diluir custos e criar novas receitas na propriedade; Sustentabilidade ambiental, social e econômica; Capitalização do pecuarista; e estratégias de Gestão para o pecuarista’, entre outros temas.

O evento é realizado pela Probiz, empresa especializada em eventos corporativos para o Agronegócio, e tem o apoio das principais entidades representativas da pecuária e da agroindústria. As inscrições para o evento já estão abertas, assim como as reservas de patrocínios.

Inscrições:
Telefones 11 4121 9990 – 11 3524 8505 – 11 8323 5565
Skype: lucianasouza61 – ou pelos e-mails Luciana.souza@probiz.com.br

Patrocínios e informações adicionais: contato@probiz.com.br, telefone (11) 8526-9099 ou ainda no website do evento www.probiz.com.br/pecforum.

Contato para imprensa: Diego Olavarria – imprensa.pecforum@gmail.com; imprensa.pecforum@hotmail.com / telefone (11) 8394-7434

Para saber mais entre em contato pelo box abaixo:

This post was published on 19 de agosto de 2011

Share

Recent Posts

Preço do Novilho do Mercosul segue perdendo força

O Novilho Mercosul voltou a cair nesta semana. O índice apurado pela Faxcarne apontou queda… Read More

25 de setembro de 2020

Equipamentos 3D são capazes de imprimir de um tudo — agora, até carnes

Em 1984, um estudante de engenharia perguntou ao americano Chuck Hull, inventor da impressora 3D,… Read More

25 de setembro de 2020

Certificação da Carne Hereford colhe resultados positivos em Santa Catarina

Assinado no final de 2019, o contrato entre a Associação Brasileira de Hereford e Braford… Read More

25 de setembro de 2020

BNDES volta a pedir ação por danos à JBS

Amparada por decisão favorável em tribunal arbitral, a BNDESPar, braço de participações acionárias do Banco… Read More

25 de setembro de 2020

Primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa já imunizou 166 milhões de animais

Os dados parciais da primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa em 2020 mostraram… Read More

25 de setembro de 2020

Pecuária orgânica é oportunidade pós-pandemia

Atividade ainda incipiente no País, a pecuária orgânica é viável e representa uma oportunidade de… Read More

25 de setembro de 2020