Bolsa de Cereais reduz estimativa para safra de milho na Argentina
20 de julho de 2018
Ministro Interino Eumar Novacki garante força tarefa para preservar status sanitário de SC
20 de julho de 2018

BNDESPar confirma que sua fatia na JBS já atrai interesse

A BNDESPar, braço de participações do BNDES, confirmou em nota ao Valor que já foi procurada por representantes de investidores interessados em adquirir sua participação de quase 22% na JBS. “Contudo, vale ressaltar que não existe qualquer negociação em aberto que envolva o assunto”, afirma a nota do banco de fomento.

Esta semana, em Madri, na Espanha, o presidente do BNDES, Dyogo de Oliveira, disse à agência Bloomberg que o banco está aberto a propostas que avaliem de forma apropriada a participação do banco na JBS. A avaliação do banco é que as ações de empresa ficaram abaixo de seu “valor justo” depois da delação premiada dos controladores da gigante de carnes, no ano passado.

Em maio de 2017, tornou-se pública uma gravação feita por Joesley Batista, um dos donos da JBS, na qual o presidente Michel Temer daria aval para a compra do silêncio do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, que está preso em Curitiba.

Ainda segundo a nota da BNDESPar, a empresa de participações do BNDES “analisa ordinariamente oportunidades de desinvestimento que atendam o preço justo e o ciclo de maturidade do seu investimento no ativo”. E a subsidiária acrescentou: “Além disso, a BNDESPAR esclarece que, na qualidade de investidora institucional no mercado de capitais brasileiro, mantém frequente contato com outros investidores, os quais eventualmente manifestam interesse em adquirir participação nas sociedades em que é acionista.

Uma fonte graduada informou que dado o volume de ações da JBS detido pelo BNDESPar, a venda da participação deverá ser feita de forma “competitiva”. O mecanismo para realizar essa venda (se leilão ou outra alternativa de disputa), contudo, ainda não está definido.

A fonte também confirmou que, embora, alguns grupos de fato tenham apontado algum interesse em comprar os papéis, não há nenhuma negociação efetiva em andamento. O banco não trabalha com meta ou prazo para se desfazer das ações do grupo JBS, segundo este interlocutor. “Se aparecerem interessados, o BNDES vai avaliar”, afirmou.

A BNDESPar detém 21,32% no capital da JBS. A família Batista e seus veículos de participação acionária têm 40,64% da empresa, enquanto os minoritários têm 37,47%. Há ainda ações em tesouraria. O valor de mercado da JBS gira em torno de R$ 26,8 bilhões.

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress