JBS nega acusações do Ministério Público e garante cumprimento de acordos
20 de outubro de 2011
Marfrig: controladores compram ações e ficam com 45,01% da companhia
20 de outubro de 2011

BNDES: país precisa de estratégia integrada para fomento da pecuária

"Precisamos fomentar a pequena pecuária para que ela possa aumentar a sua produtividade. Isso requer programas de expansão de matrizes, de recuperação de pastagens e um programa fitossanitário para escapar das barreiras", disse Coutinho.

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, avaliou nesta quarta-feira, 19, que o País precisa montar uma estratégia integrada para o fomento da atividade pecuária no País. Segundo ele, há um excesso de capacidade nos frigoríficos e grande demanda no mercado asiático, mas a oferta de proteína ainda está aquém da ideal.

“Precisamos fomentar a pequena pecuária para que ela possa aumentar a sua produtividade. Isso requer programas de expansão de matrizes, de recuperação de pastagens e um programa fitossanitário para escapar das barreiras”, disse Coutinho em audiência na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. “Temos imenso interesse nessa agenda. Entendemos que o setor representa grande oportunidade econômica para empresas brasileiras no mercado mundial”, completou.

Coutinho argumentou que a crise pela qual o setor frigorífico nacional passou nos anos de 2008 e 2009 não teve relação direta com as aquisições no segmento realizadas pelo banco de fomento. “Duas empresas apresentaram problemas e isso culminou com a redução da participação do banco a duas companhias. Não acho adequado associar a crise do setor às operações feitas pelo BNDES. O que ocorreu foi uma super expansão da capacidade do setor, com recursos privados, que foi fortemente atingida pela crise de 2008”, alegou.

Fonte: Agência Estado, adaptada pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. Nelson Welter disse:

    O grande entrave para deslanchar não só a pecuária de corte mas toda a cadeia da AGROPECUÁRIA é a falta de confiança do BNDS no pequeno e médio produtor BRASILEIRO; pois é o quê paga as dividas com medo de ficar sem nada; porem o grande latifundiario quê financia muitas campanhas esse protela a divida, joga pra frente, enrola e é anestiado da divida.

    A solução é em primeiro lugar escutar os profissionais do setor sendo; MÉDICOS VETERINÁRIOS; TÉCNICOS EM AGROPECUARIA; ENGENHEIROS AGRONOMOS; TÉCNICOS AGRICOLAS onde realmente tem propriedade e soluções para quê o NOSSO BRASIL SEJÁ REALMENTE UM BRASIL DE TODOS SEM DISTINÇÃO DE POSSE. (R$).

    Nelson Welter.

  2. Eurico B filho disse:

    Não sei se para rir ou chorar !!! Depois que o proprio BNDS desistruturou toda cadeia produtiva incentivando a formação de grandes grupos e acabando assim com pequenos e medios, vem agora querendo remendar o estrago. Agora é tarde, pois a maioria já não existe mais: trocou de atividade ou simplesmente vendeu a propriedade

    não vendo outra saida.

    Tente voce, pequeno ou médio, conseguir um emprestimo no BNDS !! TENTE !!

  3. Antonio Emilio Klébis disse:

    Surpreendente o interesse do Sr. Coutinho no setor de produção de carne. Em tempo, pois sem produto os frigoríficos param, muitos setores da cadeia do agronegócio são prejudicados e nossa balança comercial perde o vigor. Parabéns a Sra. Katia Abreu e outros parlamentares preocupados com o Brasil, afinal, com um pouco de pressão nosso governo funciona melhor.

    Antonio Klébis.     

  4. celso alexandre disse:

    esperamos realmente que o BNDES, entenda e extenda esse pensamento positivo, porque faz mais de 40 dias que estou esperando um resultado de consulta de crédito do banco do brasil aqui de londrina e ainda não temos resposta alguma sôbre o crédito que estamos aguardando para recuperação de pastagens e fazer integração lavoura pecuária, atenciosamente celso alexandre.

plugins premium WordPress