Grupo hindu propõe criação de ministério da vaca para controlar abates na Índia
17 de junho de 2016
OCDE recomenda que Brasil reforme o sistema de crédito
17 de junho de 2016

BMF&Bovespa: mercado de capitais deve financiar o agronegócio

O mercado de capitais deve ser mais utilizado para financiar o crescimento do agronegócio no longo prazo, disse nesta quinta-feira, 16, o diretor comercial e de desenvolvimento de mercado da BMF&Bovespa, Fábio Dutra. “As projeções atuais mostram que o potencial de crescimento dos setores de carne, soja e milho nos próximos dez anos fica em torno de 30% e em 15 anos, 50%. Como vamos financiar este crescimento? Apenas 3,8% do financiamento de longo prazo do setor é feito pelo mercado de capitais”, afirmou Dutra, que participa do Seminário Perspectivas para o Agribusiness 2016-2017, em São Paulo.

Em sua apresentação, Dutra mostrou que, dentre as fontes de financiamento da safra atuais utilizadas por produtores brasileiros, 35% correspondem a recursos próprios, 37% são créditos de bancos públicos, 9% vêm de cooperativas, 7% são de cooperativas de crédito, 5% são de bancos privados e parcela menor proveniente de revendas, tradings e empresas de insumos.

Este mercado, na avaliação do sócio-fundador do grupo Ecoagro, Moacir Teixeira, que participou do painel, deverá se voltar ao financiamento da chamada “agricultura empresarial”, ou seja, dos grandes produtores cuja produção é voltada à exportação. Já a agricultura familiar, que responde por 70% do abastecimento doméstico de alimentos, deveria ser suprida com crédito e políticas públicas.

Fonte: Estadão, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress