Mercado Físico da Vaca – 28/11/08
28 de novembro de 2008
Mercados Futuros – 01/12/08
2 de dezembro de 2008

BM&FBovespa: boi gordo registra recuo em novembro

Os contratos agropecuários negociados na BM&FBovespa tiveram em novembro baixa generalizada de preços na comparação com os resultados de outubro. A commodity que mais recuou na comparação entre os preços médios de novembro e outubro foi o açúcar (7,20%), mas a baixa que mais chamou a atenção foi a do boi gordo (3,67%), o único produto que em outubro apresentava variação positiva da cotação média em relação ao resultado do mês anterior.

Os contratos agropecuários negociados na BM&FBovespa tiveram em novembro baixa generalizada de preços na comparação com os resultados de outubro.

Segundo levantamento do jornal Valor Econômico, a commodity que mais recuou na comparação entre os preços médios de novembro e outubro foi o açúcar (7,20%), mas a baixa que mais chamou a atenção foi a do boi gordo (3,67%), o único produto que em outubro apresentava variação positiva da cotação média em relação ao resultado do mês anterior.

Élio Micheloni Jr., analista da Terra Futuros Corretora, afirma que além da crise financeira a retração observada a pressão de importadores de carne bovina, com problemas de crédito, sobretudo russos,pesou nos resultados de novembro. Tal pressão, que já diminuiu, também teve reflexos no mercado físico doméstico.

“O mercado futuro está fraco, mas a disponibilidade de bois é baixa, pela redução estrutural do rebanho, e esse fator sugere alta de preços. Com o estrago da economia mundial, contudo, é difícil consolidar esse movimento”, observa o analista.

Eduardo Bao Zen Tang, também da Terra Futuros, da área de grãos, lembra que toda a turbulência recente levou o mercado a um ponto de indecisão. Segundo ele, em produtos como soja e milho, para os quais normalmente as atenções concentram-se nos níveis de oferta, é preciso acompanhar a demanda.

Tang argumenta que a forte baixa do milho também decorre da oferta abundante do produto no Brasil no momento, que derruba os preços não só no mercado futuro, mas no físico. Sazonalmente, diz, a demanda doméstica recua nesse período, e ainda há fartos volumes colhidos especialmente na safra de inverno à disposição dos interessados.

O analista também destacou o expressivo “desalavancamento” dos fundos que atuam nos mercados futuros agropecuários da BM&FBovespa, em movimento similar ao observado nas bolsas de Nova York e Chicago, nos Estados Unidos. Em alguns casos, apontou, o número de contratos em aberto caiu a um terço do observado há alguns meses.

Apesar do recuo nos preços de novembro, na comparação com as médias de novembro de 2007, os contratos de boi gordo apresentam valorização no mês passado (25,50%).

A matéria é de Fernando Lopes, publicada no jornal Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress