Demanda chinesa por carne bovina deverá dobrar em sete anos, diz diplomata
24 de julho de 2020
China emite diretrizes para controle de coronavírus em frigoríficos
24 de julho de 2020

Bloqueios chineses a frigoríficos são injustificados, reitera Ministério da Agricultura

O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Orlando Ribeiro, afirmou ao Valor que a suspensão das exportações de frigoríficos brasileiros pela China afeta a rotina de funcionamento e o valor de mercado dessas companhias. Ele reforçou a posição do governo brasileiro de que os bloqueios são “injustificados”. 

Mais cedo, o ministro conselheiro da embaixada chinesa, Qu Yuhui, disse que a interrupção na compra de carnes de algumas plantas brasileiras foi uma “medida de precaução” adotada por Pequim e que isso não vai prejudicar o comércio entre os dois países. 

“As suspensões podem não impactar o volume total de proteína animal exportada no ano pelo Brasil, mas têm efeitos negativos sobre a cadeia produtiva, ao afetar o funcionamento de frigoríficos. Mexe com o valor das ações das companhias, com a estrutura de produção, com os planos de vendas”, opinou Ribeiro. 

Segundo ele, o agronegócio não pode ficar sujeito a “sacolejos” comerciais como as suspensões dos frigoríficos que, na visão de Brasília, são injustificadas. “Não há nenhuma evidência científica de que o vírus possa ser transmitido por alimentos ou que seja viável em embalagens após mais de 30 dias de transporte”, destacou.

Ribeiro afirmou ainda que o setor agropecuário brasileiro está aberto para negociar acordos de livre comércio com a China ou outros países, mas ponderou que o arranjo depende de outros segmentos da economia

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress