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BK Brasil vê reequilíbrio da rentabilidade após trimestre desafiador

Depois de um segundo trimestre desafiador, a operadora de redes de restaurantes fast food BK Brasil, dona das marcas Burger King e Popeyes, conseguiu reequilibrar a rentabilidade no terceiro trimestre, afirmou Iuri Miranda, presidente da empresa, a analistas na teleconferência de resultados trimestrais. A rede registrou prejuízo de R$ 105,9 milhões no período. 

A receita líquida da companhia no terceiro trimestre ainda registrou queda de 27,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, mas as vendas têm apresentado crescimento constante, conforme as lojas voltaram a operar. Ao fim de setembro, todos os restaurantes da companhia estavam em atividade e as vendas chegaram a 85% do patamar anterior à covid-19. Agora, em outubro, as vendas já estão no mesmo nível observado no mês em 2019. 

“Acreditamos que, depois de quatro meses de pandemia, o pior já tenha passado e saímos mais forte do que entramos”, afirmou Miranda. 

O diretor financeiro, Clayton Malheiros acrescentou que a margem bruta já está em níveis próximos de 2019, com melhora significativa em relação ao primeiro e ao segundo trimestre. 

“A recuperação gradual das vendas, suportada por abertura de lojas e shoppings, contribuiu para equilibrar estratégia de precificação com volume. Depois de entrarmos em novos agregadores [99 Food e James Delivery], conseguimos fazer uma gestão melhor de preços”, afirmou, também destacando que a volta de vendas nos restaurantes tem motivado o crescimento de acompanhamentos, como batatas e refrigerantes. 

A empresa destacou, ainda que o lançamento do sanduíche “The Sandwich”, da rede Popeyes, também obteve sucesso no Brasil, respondendo pelo maior volume histórico de vendas, de 32 mil unidades em três semanas. O avanço das operações da rede Popeyes, que está no país há cerca de dois anos, é um fator de otimismo dos executivos. Em setembro, as vendas em mesmas lojas da rede cresceram 4%.

 Embora já tenha feito alguns ajustes de preço, após um período de mais promoções, Miranda sinalizou que novos repasses podem acontecer devido ao aumento de custos. “Acreditamos que o aumento de preços das commodities, em especial carne, vai atingir todo mercado e não vemos como isso pode ser totalmente absorvido pelo mercado. Deverá haver repasse.” 

Salto de 217% em vendas digitais

A administração da BK Brasil diz que aposta especialmente na consolidação dos canais digitais, que se mostraram resilientes em vendas no terceiro trimestre, mesmo com a reabertura das lojas. 

Segundo o presidente do grupo, as iniciativas digitais têm conseguido capturar as mudanças de consumo dos clientes. Ele diz haver grandes expectativas para o projeto de CRM da companhia, que permitirá à empresa fazer comunicação personalizada e descontos exclusivos para cada um dos 7 milhões de clientes cadastrados. 

“Nos últimos trimestres, o terceiro pilar se mostrou essencial”, disse Miranda, referindo-se às vendas no delivery, que aumentaram 210% no terceiro trimestre ante mesmo período do ano anterior, ajudadas pela abertura de algumas lojas que estavam sem operação por causa da pandemia da covid-19. 

A vendas digitais (que reúnem as transações nas plataformas de delivery, nos tótens em lojas e no BK Express) cresceram 217% no trimestre, para R$ 136 milhões, e chegaram 23% da receita total — esse índice era de pouco mais de 5% um ano antes. Mesmo na comparação com o segundo trimestre, as vendas digitais saltaram 27%. 

Ainda de olho nas vendas digitais, principalmente pelo delivery, a empresa passou a operar a “ghost kitchen” anunciada ainda no segundo trimestre. Essa “cozinha fantasma” é exclusiva para atendimento dos pedidos feitos pelos aplicativos e para entrega em domicílio. “O modelo ‘ghost kitchen’ atenderá Burger King e Popeyes e com a maturação da operação deverá atender mais de 20 mil pedidos por mês”, disse Miranda. Ainda no formato piloto operando em São Paulo, o modelo poderá ser levado a outras cidades de operação da empresa. 

Oferta de ações 

Depois de confirmar que estuda uma oferta de ações, o presidente da BK Brasil afirmou que o objetivo, caso a transação seja realizada, é investir em iniciativas de transformação digital e expandir a rede de restaurantes das duas bandeiras. “O anúncio de possível oferta de ações está alinhado com a aprovação de aumento de capital que obtivemos com acionistas semanas atrás. Estamos avaliando uma oferta de ações primária.”

O objetivo, explica ele, é acelerar tudo que a empresa tem visto de transformação digital e multicanalidade, retomar no plano de crescimento com lojas de Burger King e Popeye e também direcionar parte à reformulação de algumas unidades. 

No terceiro trimestre, a companhia retomou o plano de abertura de lojas, que havia sido suspenso por causa da pandemia da covid-19. Foram abertas nove lojas Burger King e duas da rede Popeyes, no entanto o período ainda foi de fechamento de 20 lojas, todas da bandeira Burger King.

Com isso, a empresa concluiu o trimestre com nove lojas a menos do que o trimestre imediatamente anterior, mas 60 lojas a mais do que um ano antes. São 900 lojas atualmente, sendo 702 próprias e 198 de franqueados. “Não vemos mudança de estratégia do que íamos fazendo antes da covid-19 em relação à quantidade de lojas próprias e franquias”, respondeu Miranda a questionamento, feito na teleconferência com analistas, sobre potencial mudança na proporção de franquias e lojas próprias. 

Fonte: Valor Econômico.

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