Mercado Físico da Vaca – 17/08/09
17 de agosto de 2009
Mercados Futuros – 18/08/09
19 de agosto de 2009

Bertin: auditoria garante procedência da carne

A Bertin S.A., no último mês, conquistou aval positivo na auditoria realizada pela SGS Auditores, empresa certificadora internacional, para seu sistema de rastreabilidade, garantindo a origem de seus produtos bovinos. A companhia também comemora a autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para que o laboratório central da empresa realize análises microbiológicas, demonstrando que a empresa tem um dos mais avançados níveis de controle da produção.

A Bertin S.A., no último mês, conquistou aval positivo na auditoria realizada pela SGS Auditores, empresa certificadora internacional, para seu sistema de rastreabilidade, garantindo a origem de seus produtos bovinos. A companhia também comemora a autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para que o laboratório central da empresa realize análises microbiológicas, demonstrando que a empresa tem um dos mais avançados níveis de controle da produção.

A SGS Auditores avaliou o sistema de compra de gado da empresa nos dias 22 e 23 de julho e comprovou que o Departamento de Compra de Gado garante a origem de produtos bovinos, incluindo o website disponibilizado aos clientes para acompanhamento da procedência de cada lote vendido.

Dessa forma, a auditoria confirmou que os animais não são provenientes de fazendas incluídas nas listas de áreas embargadas, tampouco na lista suja, do IBAMA e do Ministério do Trabalho e Emprego, respectivamente. A Bertin realiza uma consulta diária nestes órgãos e, caso algum fornecedor figure na relação, a empresa rompe imediatamente sua relação comercial com a referida propriedade. O relatório final da SGS diz que o Sistema Informatizado e os processos implementados na Bertin, unidade de Lins/SP, demonstrou robustez e consistência de rastreabilidade com abrangência em suas áreas de controle, nas dependências da Bertin. O uso de auditoria independente demonstra total transparência da empresa e atende a demanda de supermercadistas e ONGs que desejavam a certificação dos processos.

O sistema de rastreabilidade implantado no site da empresa permite que qualquer cliente, de posse do número de cadastro, da nota fiscal e da data de emissão da mesma, possa acessar e verificar quais são as prováveis propriedades de onde pode ter vindo o animal que gerou aqueles cortes de carne. O sistema relaciona os cortes com um grupo de propriedades, todavia é possível ao cliente certificar se alguma destas propriedades está ou não relacionada à lista de propriedades bloqueadas pelo IBAMA por irregularidades, ou relacionada à lista de propriedades que estejam em condição irregular com o Ministério do Trabalho. Em 60 dias, a empresa estará disponibilizando a informação ao consumidor final que através de um código numérico presente na etiqueta poderá também obter a mesma informação sobre a origem do produto. “Este sistema inédito no mercado brasileiro permite demonstrar com transparência a seriedade e lisura com que a companhia conduz os seus negócios nos temas sócio-ambiental”, informa comunicado da Bertin.

Já o laboratório central da Bertin recebeu , através da publicação da Portaria Nº. 267, de 29.07.2009, o reconhecimento do Ministério da Agricultura como sendo apto a realizar análises microbiológicas em alimentos e água, em amostras do controle de qualidade interno da empresa, atendendo a programas específicos do MAPA. Anteriormente, as análises eram solicitadas a laboratórios oficiais e credenciados fora da Bertin. Com essa publicação, as análises passam a ser realizadas internamente com total segurança ao cliente e consumidor final.

O MAPA tem um órgão responsável por cuidar dos laboratórios do país ligados ao setor agropecuário, o CGAL (Coordenação Geral de Apoio Laboratorial), que faz as auditorias e os classifica como Laboratórios Oficiais – que são do governo; e os Laboratórios Credenciados – que são particulares e prestadores de serviço, aprovados para executar certos tipos de análise. Por ser um laboratório industrial, ele passa a ser um Laboratório Reconhecido pelo MAPA, podendo atestar a qualidade dos produtos produzidos pela própria empresa.

Esse reconhecimento é prova do trabalho de excelência contínua que vem sendo feito, que culminou na obtenção do ISO 17025, em março de 2008. O ISO 17025 é um Certificado de Acreditação, dado pelo Inmetro, que reconhece a competência para realização de análises, tornando o laboratório da Bertin o único do Brasil dentre todas as empresas do ramo bovino que possuem tal certificado. Construído para atender todas as normas internacionais, o próximo passo do laboratório é a obtenção do reconhecimento, junto ao MAPA – CGAL, para realização de análises físico-químicas.

As informações são da Bertin S.A., resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress