Visando aumentar a visibilidade das mulheres que atuam na produção agropecuária dos Estados Unidos, a americana, Marji Guyler-Alaniz, lançou o projeto FarmHer.
A ideia surgiu após ela ver um comercial do Super Bowl, em 2013, elogiando os produtores por todo o trabalho que fazem (era um comercial de caminhão). O comercial, de dois minutos, mostrou menos de cinco mulheres. O projeto tem o objetivo de divulgar fotos de mulheres que atuam na área rural e agrícola dos Estados Unidos.
Inspirado nesse projeto, o BeefPoint está lançando a campanha #MulheresNaPecuaria. A ideia é divulgar a força feminina no universo agropecuário brasileiro.
Para participar, você, mulher que atua na pecuária brasileira, poste sua foto no Instagram e inclua a hashtag #MulheresNaPecuaria e marque o @BeefPoint.
Se preferir, envie sua foto para o e-mail contato@beefpoint.com.br com o assunto #MulheresnaPecuária.
As melhores fotos serão selecionadas e publicadas em um post especial com sobre o tema, além de serem divulgadas em nossas mídias sociais.
Participe!
Conheça mais sobre o projeto FarmHer e inspire-se com as fotos do projeto:
No total, 30% dos produtores rurais dos Estados Unidos são mulheres. Em 2012, havia quase 970.000 operadoras do sexo feminino de fazendas nos Estados Unidos – 30% do número total.
Qualquer um que já tenha trabalhado na agricultura poderia dizer que isso não é novidade. As mulheres vêm tendo um enorme papel na vida rural desde… bem, sempre. E ainda assim, a principal imagem que continuamos vendo é de homens.
“Eu comecei o FarmHer para atualizar a imagem da agricultura visando incluir as mulheres”.
O FarmHer começou como um projeto de fotografia para documentar o papel que as mulheres têm na agricultura – porque seu papel é (e sempre foi) grande.
As produtoras rurais enfrentam muitos obstáculos na comunidade agrícola.
Elas frequentemente não recebem recursos adequados e certamente não são levadas a sério (você já tentou comprar um trator sendo uma mulher?)
“Em longo prazo, as pessoas precisam reconhecer as mulheres como uma parte importante na agricultura”. Somente então, começaremos a remover alguns obstáculos que as mulheres enfrentam nesse campo.
O projeto não se refere somente aos problemas de agora – trata-se do futuro também.
A idade média dos produtores rurais nos Estados Unidos está aumentando há anos. É importante agora, talvez mais do que nunca, fomentar e apoiar os jovens produtores. Porém, para muitas mulheres jovens, o caminho ao mundo dominado por homens dentro da agricultura pode ser visto como impossível.
“Ver é acreditar”, explica Marji. “Se as mulheres jovens virem que existem mulheres lá fora fazendo isso de forma bem sucedida agora, então, minha esperança é que isso as leve a tomar esse caminho no futuro”.
Veja abaixo algumas fotos do projeto:
Fonte: www.upworthy.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.