Minerva descarta segmentos de aves e suínos da Sadia/Perdigão
29 de agosto de 2011
Doenças reprodutivas, quando vacinar?
29 de agosto de 2011

Beef-Sacc: Melhor ganho de peso e conversão alimentar

Amaury Valinote

Zootecnista. Doutor pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos. Gerente de Yea-Sacc da Alltech do Brasil.

O que é Yea-Sacc? Qual é a diferença da levedura utilizada no produto?

Amaury Valinote: O Yea-Sacc é a cultura da levedura viva Saccharomyces cerevisae cepa 1026. Este produto melhora o ambiente ruminal promovendo melhor aproveitamento do alimento, aumentando o desempenho com melhor eficiência alimentar, evitando os desperdícios de nutrientes. A cepa 1026 foi a escolhida pela Alltech para alimentação animal por ser a que possui as melhores características para o melhor desempenho. Segundo as últimas meta-análises (estudos científicos que avaliam uma grande quantidade de pesquisas sobre um tema) a cepa 1026 é a mais estudada tendo, sozinha, aproximadamente metade das pesquisas publicadas sobre levedura para alimentação animal.

O Yea-Sacc melhora o ambiente ruminal, porque isso é importante?

Amaury Valinote: O Yea-Sacc promove a remoção de oxigênio no rúmen que é prejudicial para os microrganismos que degradam o alimento. Além disso, a cepa 1026 produz alguns co-fatores de crescimento microbiano que estimulam as bactérias que consomem o ácido lático, contribuindo significativamente no combate à acidose ruminal, tanto clínica quanto subclínica. Outro ponto muito importante é o fato de estimular as bactérias que degradam a fibra aumentando o desempenho de animais à pasto. Dessa forma, a melhora do ambiente ruminal é a chave para aproveitar melhor o alimento, aumentando a produção e melhorando a conversão alimentar.

Quando o produtor deve utilizar o Yea-Sacc?

Amaury Valinote: Em todas as fases da produção, pois o Yea-Sacc melhora a conversão alimentar transformando o alimento em mais carne, mais leite e mais bezerros, com isso o produtor aumenta sua produção com menor custo. Na fase de cria, ou de reprodução, os animais precisam de boa condição corporal, o Yea-Sacc auxilia nisso. Na recria o animal precisa de nutrientes para crescer, o Yea-Sacc faz com que o animal aproveite mais nutrientes do mesmo alimento. Na fase de engorda ou de produção de leite o animal precisa de muita energia e de se proteger de distúrbios devido a alimentação que costuma ter mais concentrado, o Yea-Sacc permite que os microrganismos do rúmen extraiam mais energia da fibra e previne os problemas de acidose, laminite, cetose e torção de abomaso. O produtor brasileiro é ávido por tecnologia, mas quase sempre é impossibilitado pela falta de mão de obra qualificada ou porque algumas tecnologias necessitam de investimento em infraestrutura e manejo. A vantagem do uso do Yea-Sacc ou dos pacotes com Yea-Sacc é que o produtor precisa apenas adicionar à ração, sal mineral, proteinado, etc e fornecer normalmente aos seus animais, sem necessidade de adaptação. Ou ainda, pedir ao fornecedor de núcleo, sal, concentrado que envie com o produto. Várias empresas já adotam essa tecnologia em sua linha normalmente ou sob pedido.

A partir do Yea-Sacc, a Alltech desenvolveu outros produtos, como o o Beef-Sacc, que que além do Yea-Sacc, possui microminerais orgânicos, melhora o ganho de peso e conversão alimentar. De que forma o produto faz isso? Quais são as vantagens econômicas para o produtor?

Amaury Valinote: O Beef-Sacc é um pacote com as três principais tecnologias da Alltech para gado de corte. O Yea-Sacc, por aumentar no rúmen os microrganismos que degradam fibra, melhora o ganho de peso à pasto sem prejudicar a palatabilidade do suplemento mineral ou protéico. Outro ponto importante é o fato de aumentar as bactérias que consomem ácido lático, reduzindo significativamente os problemas de acidose, laminite e outros distúrbios digestivos em animais confinados. Tem efeito aditivo aos ionóforos e antibióticos, sendo indicado trabalhar em associação a esses, pois potencializa as bactérias selecionadas pelos promotores de crescimento melhorando o resultado em ganho de peso e conversão. O Sel-Plex (levedura enriquecida com selênio da Alltech) funciona como antioxidante, contribuindo na melhora do status imunológico animal, muito importante na recria e em animais confinados. Já o Co-Factor III (levedura enriquecida com cromo, da Alltech) aumenta o ganho de peso e reduz o estresse animal. As freqüentes brigas entre animais inteiros prejudicam consideravelmente o rendimento de carcaça e o desempenho, o Co-Factor III, presente no Beef-Sacc, auxilia a reduzir esse problema. De acordo com os vários estudos avaliando o cromo na alimentação animal, este elemento é um dos responsáveis por mobilizar a glicose do sangue para os tecidos e este é o motivo de animais alimentados com cromo ganharem mais peso.

Para saber mais entre em contato pelo box abaixo:

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress