Preço da carne deve ficar dentro da meta de inflação, diz Imea
14 de abril de 2015
Confira análise conjuntural do Cepea para o mês de março
14 de abril de 2015

Baixo índice de resíduos de produtos veterinários em carnes e leite

Análises feitas em produtos de origem animal, tais como carnes e leite, identificaram conformidade superior a 99% para a presença da maioria dos medicamentos veterinários em uso no país. Os resultados referentes a 2014, que integram o Programa Nacional de Controle de Resíduos e Contaminante (PNCRC), foram divulgados hoje pelo Ministério da Agricultura.

Apesar disso, o monitoramento também detectou o uso do promotor de crescimento ractopamina em bovinos, cujo uso é proibido no Brasil. O uso de ractopamina foi detectado em uma das 303 amostras de bovinos abatidos coletados, o que representa 0,33% do total. O resíduo de ractopamina foi encontrado no músculo do bovino.

Entre os produtos monitorados pelo PNCRC, o antiparasitário avermectina apresentou o pior resultado. Das 505 amostras do fígado de bovinos abatidos, 3,17% apresentaram resíduos acima do limite permitido.

Ainda no segmento de bovinos, também apresentou índice de não conformidade superior a 1% contaminantes inorgânicos (arsênio, chumbo e cádmio) em multiensaio.

Fonte: Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress