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Avalie qual problema seu negócio resolve

Uma definição de negócio que gosto muito é: resolver um problema. Vou contar uma história de uma butique de carne de Piracicaba. Morei em Piracicaba até 2016 e, quando morava lá, não tinha uma casa de carnes especiais.

Então, fiquei pensando se valia a pena montar uma loja. Um tempo depois dessa minha ideia, abriu uma loja em Piracicaba bem no modelo que eu tinha pensado. Será que fiquei chateado por ter aberto essa loja? Na verdade, pensei e percebi que eu não precisava mais abrir a loja! Eu achava que precisava abrir a loja, porque eu queria carne boa!

O ponto mais importante é que não tinha carne boa para comprar. Eu não tinha feito uma avaliação se era um negócio extremamente rentável e alinhado com o meu projeto de vida. Quando abriu essa loja, percebi que eu queria mesmo era ser um comprador de carnes especiais.

Assim, abrir a loja resolveria um problema muito grande que era não ter um lugar para comprar carne boa em Piracicaba. O que quero dizer com isso é que você deve fazer um mapeamento de quais os problemas e desafios que seu negócio resolve. Se você não encontra problemas grandes que esse negócio resolve, possivelmente ele é frágil.

Isso não quer dizer que não vale a pena montar um negócio que já existe na sua região ou cidade! A grande questão aqui é fazer essa reflexão: esse meu negócio resolve que problemas?

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Fonte: AgroTalento.

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