Avalie em que momento está a fazenda para tomar decisões na cria

Qual momento determinada fazenda está é importante para decidir o que fazer no caso de uma fazenda de cria. Se for uma fazenda em um sistema tradicional, com pouco investimento em melhoramento, pouco tempo de estrada em acúmulo de genética superior, a compra de novilhas cruzadas ou Nelore precoces com o objetivo de abater o máximo de vacas girando mais o rebanho é possível em relação a uma régua mais baixa.

À medida que vai evoluindo no sistema, as coisas vão ficando um pouco mais truncadas, o que limita a alternativa de crescimento com essa estratégia, apenas. Isso porque é até possível comprar uma novilha meio sangue Angus no mercado com o fenótipo parecido com os animais que a fazenda já tem, mas isso não quer dizer que esse animal dará a mesma performance reprodutiva e de desempenho.

Isso porque de cinco anos para cá já se fala de programação fetal, ou seja, já se fala da nutrição do bezerro que está no ventre da vaca. À medida que se acumula resultados positivos, aprendizados, estruturando a fazenda, acumula-se também material genético superior, selecionando e descartando vacas que desmamam bezerro leve, selecionando vacas para leite, etc.

Fonte: BeefPoint.


ou utilize o Facebook para comentar