Mercado Físico da Vaca – 25/04/11
25 de abril de 2011
Mercados Futuros – 26/04/11
27 de abril de 2011

Avaliação da metafilaxia e/ou profilaxia contra o complexo respiratório bovino em confinamentos

Nos últimos anos, a atividade de confinamento têm crescido vertiginosamente no Brasil. A reposição dos animais ao confinamento geralmente implica em transporte excessivo e mudanças bruscas nas condições de ambiente, clima, manejo e nutrição, fatores que desfavorecem o sistema imune e deixam os animais vulneráveis a agentes infecciosos, principalmente aqueles que acometem o sistema respiratório.

As doenças respiratórias de bovinos sob regime de confinamento, como a pneumonia, apresentam maior incidência durante as três primeiras semanas de confinamento (Vechiatto, 2010). As pneumonias de maior importância e frequência que acometem os bovinos são as de origens infecciosas e alérgicas. Dentre as pneumonias infecciosas, destacam-se as ocasionadas pela bactéria Mannheima haemolytica (antiga Pasteurella haemolytica), também conhecida popularmente como pneumonia enzoótica, febre dos embarques ou pasteurelose, e as ocasionadas por agentes virais, como o Vírus Respiratório e Sincicial Bovino (BRSV), o Vírus da Parainfluenza 3 (PI-3), a Rinotraqueíte Infecciosa Bovina (BHV-1) e o Vírus da Diarréia Viral Bovina (BVD), além do adenovírus, que possui menor importância (Lillie, 1974).

Algumas estratégias ainda pouco difundidas no Brasil, como a vacinação contra os agentes infecciosos do sistema respiratório e a aplicação de agentes antimicrobianos em todos os animais em alto risco identificados de contrair uma doença, no caso pneumonia, ao entrarem no confinamento (metafilaxia), potencialmente podem reduzir a incidência das doenças respiratórias bovinas. Richeson et al. (2008), avaliaram 2 tratamentos com vacinas vivas modificadas contra Rinotraqueite Infecciosa Bovina em bovinos confinados e verificaram que animais vacinados apresenta ram menor índice da doença e maior ganho de peso quando comparados a animais não vacinados. Gaylean et al. (1995) avaliaram a metafilaxia com fosfato de tilmicosina em bovinos e concluíram que os animais que receberam tal tratamento apresentaram maior ganho de peso e maior ingestão de matéria seca, bem como uma menor porcentagem de animais com sintomas de doenças respiratórias.

Resultados semelhantes a estes foram encontrados por Nutsch et al. (2005), Skogerboe et al. (2005) e Rooney et al. (2005), os quais verificaram que a metafilaxia com o medicamento Draxxin® (tulatromicina) em bovinos confinados melhorou o desempenho, resultando em maior ganho de peso corporal, além de diminuir a incidência de tratamentos contra afecções respiratórias.

O presente trabalho teve por objetivo avaliar a metafilaxia com Draxxin® e/ou a profilaxia com a vacina CattleMaster®4 na incidência de doenças respiratórias e desempenho de bovinos confinados.

O trabalho na integra segue abaixo:

Para saber mais entre em contato pelo box abaixo:

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress