Marfrig diz que apresentará chapa de candidatos ao conselho da BRF
22 de fevereiro de 2022
Esalq aponta ganhos com recuperação de pastagens
22 de fevereiro de 2022

Autoridades de MT abatem 70 bovinos trazidos ilegalmente da Bolívia

Policiais do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) interceptaram três caminhões boiadeiros, com 68 cabeças de gado, vindos da Bolívia para o Estado de Mato Grosso na última quinta-feira. A importação de bovinos da Bolívia para o Brasil é proibida, porque não há protocolos sanitários estabelecidos entre os países. 

Os animais foram sacrificados por fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) nesta segunda. Como não há informações sobre sanidade e nutrição desse gado, não é seguro destinar a carne ao consumo. 

A entrada ilegal de bovinos representa um risco sanitário e econômico para o Estado de Mato Grosso, que quer ser reconhecido como zona livre de aftosa sem vacinação neste ano. Atualmente, o status vale apenas para o município de Rondolândia e partes de Aripuanã, Colniza, Comodoro e Juína.

Além do risco de trazer doenças para o rebanho brasileiro, a atitude viola tratados internacionais do Brasil com a Organização Mundial de Sanidade Animal (OIE). “Se falharmos com o que foi pactuado com a OIE poderemos perder certificações. O mercado europeu não vai comprar carne mato-grossense se não tivermos o controle da fronteira”, explica o coordenador de Sanidade Animal do Indea, Felipe Peixoto.

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress