Balizador de Preços do Boi Gordo GPB – Boletim de 31-outubro-2018
31 de outubro de 2018
Exportações de carne bovina australiana devem aumentar
31 de outubro de 2018

Austrália se torna a sexta nação a completar a ratificação do CPTPP

O Acordo Global e Progressivo para a Parceria Transpacífica (CPTPP) foi concluído depois que a Austrália se tornou a sexta e última nação a completar sua ratificação.

A Austrália se une ao México, Japão, Cingapura, Nova Zelândia e Canadá na ratificação do acordo, que entrará em vigor a partir de 30 de dezembro deste ano.

O Conselho da Indústria da Carne da Austrália (AMIC, na sigla em inglês) disse que a ratificação foi um “excelente resultado” para o setor de carnes vermelhas e que a primeira rodada de reduções tarifárias pode começar agora antes do final do ano.

“Este acordo é um dos maiores acordos comerciais multilaterais que já vimos e proporcionará uma grande oportunidade aos nossos membros”, disse o CEO da AMIC, Patrick Hutchinson. “O acesso ao mercado é um dos quatro principais desafios que nossos membros enfrentam em seus negócios, então a ratificação do CPTPP é uma ótima notícia”.

Outros membros do CPTPP, incluindo a Beef and Lamb New Zealand (B + LNZ), disseram que este acordo teria grande importância para o setor.

“O CPTPP nos colocará em condições de concorrência equitativas e economizará aproximadamente US $ 63 milhões em tarifas para o Japão quando o acordo for totalmente implementado”, disse o diretor executivo da B + LNZ, Sam McIvor.

Os membros do CPTPP, excluindo o mercado japonês, enfrentarão uma segunda rodada de cortes tarifários em 1º de janeiro de 2019. A segunda rodada de cortes tarifários do Japão será em 1º de abril de 2019.

Enquanto isso, a Meat Industry Association (MIA) revelou que havia um interesse significativo de outros importantes mercados internacionais em aderir ao acordo, como o Reino Unido e a Coreia do Sul.

“Isso não apenas destaca a importância econômica do CPTPP, mas também a importância do sistema de comércio baseado em regras e a liberalização do comércio para esses países. Isso é particularmente importante no atual clima de crescente protecionismo ”, disse o diretor executivo da MIA, Tim Ritchie.

“O setor de carnes vermelhas apoia plenamente a adesão de outros países ao acordo, onde eles estão comprometidos com resultados abrangentes e de alta qualidade.”

O CPTPP é o sucessor da Parceria Trans-Pacífico, que entrou em colapso após a retirada dos EUA do programa.

Fonte: GlobalMeatNews.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress