Auditores fiscais agropecuários decidem não fazer greve
24 de setembro de 2018
Três projetos recebem doações para o bem-estar animal
24 de setembro de 2018

Austrália registra aumento das exportações de gado vivo

A forte demanda da Indonésia e do Vietnã levou a um grande aumento no número de bovinos vivos exportados pela Austrália, com agosto representando o maior carregamento mensal neste ano.

As exportações mensais de Townsville atingiram uma alta de três anos em agosto, mostra a última edição do resumo comercial da indústria, Livelink.

Com 680 mil cabeças no acumulado do ano, as exportações de gado vivo agora estão 24% acima dos níveis do ano passado.

Analistas disseram que a demanda indonésia vem da necessidade de confinamento de rebanhos após grandes festivais, incluindo o Eid-al-Adha, no final de agosto.

A extensão do aumento pode levar a um excesso de oferta de gado para abate no final do ano, segundo alguns.

A demanda aliada ao aumento da oferta na Austrália, por conta de uma boa estação chuvosa no ano passado no Território do Norte e dos abates induzidos pela seca em Queensland nos últimos meses.

Ter gado vivo no centro das negociações do Acordo de Associação Econômica Integral Indonésia-Austrália mostrou o compromisso do governo australiano e indonésio de ver o comércio crescer.

Uma cota de 575 mil cabeças de bovinos machos figurava no acordo com uma tarifa zero dentro da cota, que crescerá 4% ao ano em cinco anos.

A indústria também se beneficiará com a mudança para um regime de importação mais voltado para o mercado, com licenças a serem emitidas automaticamente e anualmente, segundo analistas do Meat and Livestock Australia (MLA).

As exportações de animais que para engorda e abate para o Vietnã no ano até agosto aumentaram 15% em relação ao ano anterior.

O MLA disse que as compras oportunistas também resultaram em um aumento nas exportações para a Malásia e as Filipinas para o ano até agosto – embora os volumes tenham aumentado em uma base baixa no ano anterior.

EUA ainda no foco

No lado processado, a atenção ainda está firmemente voltada para o aumento da oferta de gado nos Estados Unidos e como a pressão negativa provavelmente será aplicada aos preços de importação dos EUA como resultado.

Analistas do MLA informaram que a demanda de carne bovina nos EUA tem sido muito forte durante o verão e que tem apoiado os preços do gado, apesar do aumento nos animais confinados.

O mercado de futuros também aponta para a demanda sustentada de carne bovina no ano que vem, disseram eles.

Fonte: FarmOnline, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress