EUA: USDA prevê menor produção de carne bovina
16 de maio de 2012
Mercado físico da vaca gorda – 15-05-2012
16 de maio de 2012

Austrália: programa de qualidade de carne aumenta a participação de mercado da rede Woolworths

No primeiro trimestre do ano, a Woolworths manteve uma participação de 32,7% nas vendas totais de carne bovina fresca da Austrália, mais que os 32% do mês anterior e um aumentou gradual de 2% desde 24 de dezembro, pouco antes do lançamento do programa, que foi amplamente divulgado pela rede varejista em 9 de janeiro.

Está ficando cada vez mais difícil argumentar contra os últimos dados varejistas que claramente ilustram uma crescente participação de mercado da rede Woolworths, da Austrália, após a adoção em janeiro do  programa de qualidade de carne do Meat and Livestock Australia (MLA), o Meat Standards Australia (MSA)

No primeiro trimestre do ano, a Woolworths manteve uma participação de 32,7% nas vendas totais de carne bovina fresca da Austrália, mais que os 32% do mês anterior e um aumento gradual de 2% desde 24 de dezembro, pouco antes do lançamento do programa, que  foi amplamente divulgado pela rede varejista em 9 de janeiro.

O resultado para carne bovina da Woolworths foi o mais forte desde março do ano passado, quando teve uma participação de 33,2%. Entre os “três grandes” varejistas responsáveis por mais de 82% de todas as vendas de carne bovina varejista na Austrália, a rede Coles e os açougues independentes perderam participação na última pesquisa de abril.

A participação de açougues no primeiro trimestre do ano caiu  pouco, de 25,5% para 25,3%, enquanto a Coles – que frequentemente troca de lugar com os açougues nos rankings de ‘top três’ durante o ciclo anual – caiu para o terceiro lugar, mudando de 25,2% para 24,4%, uma queda significante de 0,8%.

Entendendo o sistema de informações no varejo do MLA

Há três meses, o MLA adotou uma nova análise mensal de participação varejista no mercado de carnes frescas, fornecida pelo Neilsen Australia Homescan. Esse sistema substituiu o anterior, baseados nos dados de Roy Morgan, que foi usado nos últimos 10 anos.

Embora existam algumas variações entre os dois sistemas de informação, as posições relativas dos três principais competidores varejistas – Coles, açougues independentes e Woolworths – permanecem as mesmas.

O sistema anterior, com dados fornecidos por Roy Morgan, era baseado em uma pesquisa de porta em porta que estimava as compras baseado nas descrições dos participantes da pesquisa sobre quantas porções tinham comprado nos últimos sete dias. Os novos dados do Nielsen Homescan são extraídos de 10.000 familias, cada uma usando equipamentos de leitura de código de barras para registrar todas as compras feitas no varejo.

Os dados do Homescan representam compras reais, ao invés de porções declaradas. Na opinião do MLA, isso fornece uma melhor estimativa das reais tendências nos gastos com carnes frescas. A mudança no fornecimento de dados significa algumas diferenças nos resultados.

Fonte: beefcentral.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Veja matéria relacionada: Meat Standards Australia: sistema de predição de qualidade da carne.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress