Mercado Futuro – 27/03/07
27 de março de 2007
Maior especialista em certificações de propriedades vem ao Brasil
29 de março de 2007

Austrália lança marca Halal de carnes no Oriente Médio

A Austrália lançou uma nova marca Halal de carnes vermelhas australianas para o Oriente Médio, que tem o objetivo de reforçar os estritos padrões de abate feito segundo os mandamentos islâmicos.

O Meat and Livestock Austrália (MLA) lançou uma nova marca Halal para carnes vermelhas australianas no Oriente Médio, que tem o objetivo de reforçar os estritos padrões Halal (abate feito segundo os mandamentos islâmicos) no país em um dos maiores mercados muçulmanos do mundo.

O gerente regional do MLA para o Oriente Médio e África, Ian Ross, disse que o desenvolvimento de uma nova marca australiana Halal é importante para reforçar a integridade dos sistemas de processamento de carne segundo as exigências islâmicas.

“A nova marca Halal, que aparecerá em embalagens de carnes no varejo e em pontos de vendas, é uma garantia da indústria de carnes vermelhas australiana de que a carne exportada vem de animais que foram abatidos de acordo com as estritas lei islâmicas (Shariah)”. Segundo ele, Austrália é o único país não muçulmano no mundo que apóia a integridade do abate Halal através de legislação do Governo. “Isso é algo que promoveremos fortemente no Oriente Médio”.

“A Austrália tem o mais forte sistema de processamento de carnes Halal do mundo e os consumidores muçulmanos precisam saber e, mais importante ainda, precisam confiar que as carnes de cordeiro, carneiro e bovina que estão comprando são Halal. Esperamos que este nível de confiança possa nos dar uma vantagem competitiva em mercados muçulmanos chaves como o Oriente Médio”.

O processo Halal na Austrália é regulamentado através do programa Abate Muçulmano do Governo Australiano, que é supervisionado por organizações islâmicas independentes. A certificação Halal é informada no rótulo dos produtos.

Em 2006, a Austrália exportou 43.071 toneladas de carne de carneiro (ovinos com idade acima de um ano), 17.685 toneladas de carne de cordeiro (ovinos com até um ano de idade) e 3.312 toneladas de carne bovina ao Oriente Médio, no valor de A$ 242 milhões (US$ 194,23 milhões). Com esses números, o interesse no mercado do Oriente Médio tem aumentado.

0 Comments

  1. Rada Saleh disse:

    Acredito que seja importante ressaltar que halal é uma palavra de origem árabe que significa permitido, autorizado/licito. No islã refere-se aos comportamentos, formas de vestir e de falar, alimentos que são permitidos pela religião, sendo o seu antônimo haram.

    O termo é habitualmente usado nos países não islâmicos para se referir aos alimentos autorizados/licitos de acordo com a lei islâmica (Sharia).

    Penso que seja uma excelente iniciativa por parte do “Meat and Livestock Australia – MLA”, voltada a atender as crescentes demandas e necessidades dos consumidores muçulmanos ao redor do planeta, uma vez que a religião islâmica é a que mais cresce no mundo atualmente, com uma taxa de crescimento ao redor 15% ao ano.

    Parabéns aos profissionais do MLA pela brilhante iniciativa.

    Atenciosamente,
    Rada Saleh

plugins premium WordPress