Mercado Físico da Vaca – 01/04/09
1 de abril de 2009
Mercados Futuros – 02/04/09
3 de abril de 2009

Austrália investe na redução da emissão de gases estufa

Pela primeira vez, a Austrália investirá em uma importante pesquisa visando reduzir as emissões de gases estufa oriundos da produção animal - a terceira maior fonte de emissões do país, incluindo metano.Pela primeira vez, a Austrália investirá em uma importante pesquisa visando reduzir as emissões de gases estufa oriundos da produção animal - a terceira maior fonte de emissões do país, incluindo metano.

Pela primeira vez, a Austrália investirá em uma importante pesquisa visando reduzir as emissões de gases estufa oriundos da produção animal – a terceira maior fonte de emissões do país, incluindo metano.

O ministro da Agricultura, Pesca e Silvicultura (MAFF) do país, Tony Burke, anunciou A$ 26,8 milhões (US$ 17,36 milhões) para apoiar 18 projetos nos próximos quatro anos. Isso inclui financiamento do Governo Federal, de organizações de pesquisa e de organizações industriais.

Isso faz parte do Programa de Pesquisa sobre Mudança Climática que tem três prioridades principais, incluindo a redução da poluição por gases estufa, melhor manejo do solo e adaptação à mudança climática.

Burke disse que esses esforços de pesquisa sem precedentes ajudarão a obter cortes significantes nas emissões totais de gases estufa da Austrália. Os projetos incluirão: explorar suplementos dietéticos e rações alternativas para reduzir a produção de metano dentro do animal; usar controles químicos ou biológicos de bactérias no estômago dos animais para ajudar a reduzir as emissões; e usar técnicas genéticas como melhoramento da raça para reduzir as emissões dos animais.

“O Governo Rudd reconhece que as pesquisas serão críticas para melhorar a produtividade em nossa indústria primária, enquanto reduzem as emissões de gases estufa. Somente o metano é responsável por 70% das emissões agrícolas e 12% das emissões nacionais. Investiremos em ciência para garantir que a produtividade cresça enquanto a indústria se adapta às menores emissões, particularmente enquanto continua a escassez de alimentos no mundo”.

Existem cerca de 85 milhões de cabeças de ovinos na Austrália, mais de 28 milhões de bovinos, 3 milhões de bovinos leiteiros e 3 milhões de caprinos. Os animais começam a produzir emissões de gases estufa quando digerem os alimentos no rúmen. Dados indicam que o gado de corte nos pastos do norte da Austrália pode produzir emissões de gases estufa equivalentes a cerca de 1.500 quilos de carbono por ano.

O Meat and Livestock Australia (MLA) coordenará e administrará os projetos na Austrália. Mais informações sobre o Programa de Pesquisa em Mudança Climática podem ser encontrados no site www.daff.gov.au/emissions-reduction.

A reportagem é do MAFF (www.maff.gov.au

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress