Inscrições abertas para o 3º Congresso Capixaba de Pecuária Bovina
7 de outubro de 2011
EUA: acordos de livre comércio podem aumentar exportações de carne bovina
7 de outubro de 2011

Austrália exportou 8% mais carne bovina em setembro

As exportações de carne bovina e de vitelo da Austrália durante o mês de setembro aumentaram em 8% com relação ao ano anterior, para 81.965 toneladas - o primeiro aumento mensal com relação ao ano anterior desde março, segundo dados do Departamento de Agricultura, Silvicultura e Pesca do país.

As exportações de carne bovina e de vitelo da Austrália durante o mês de setembro aumentaram em 8% com relação ao ano anterior, para 81.965 toneladas – o primeiro aumento mensal com relação ao ano anterior desde março -, segundo dados do Departamento de Agricultura, Silvicultura e Pesca do país.

Apesar das condições muito difíceis de exportação para a carne bovina australiana desde abril, principalmente devido ao alto dólar australiano, à recessão na economia global e à maior competição com a carne bovina dos Estados Unidos no mercado do Japão, as exportações totais nos primeiros nove meses de 2011 permaneceram 1% acima das do ano anterior, em 693.570 toneladas.

Um mês mais seco e uma maior produção em Queensland ajudaram a aumentar as ofertas disponíveis de carne bovina em setembro, enquanto os números permaneceram relativamente apertados nos estados do sul. Embora as recentes quedas no valor do dólar australiano representem uma boa notícia para os exportadores, isso provavelmente será parcialmente compensado pela deterioração na economia global e resultante impacto na demanda por carne bovina.

As exportações para a Coreia continuaram maiores do que os volumes do ano anterior, com os envios em setembro aumentando em 29% com relação ao mesmo período de 2010, para 12.115 toneladas. As exportações durante os primeiros nove meses do ano aumentaram em 21% com relação ao ano anterior, para 109.183 toneladas.

Outro importante mercado para a carne bovina australiana até agora em 2011 foi a Rússia, que ajudou a compensar algumas condições desfavoráveis em importantes mercados tradicionais. Os envios à Rússia durante setembro aumentaram em 30% com relação ao ano anterior, para 7.111 toneladas, com as exportações durante os primeiros nove meses de 2011 aumentando em 63%, para 46.365 toneladas – claramente estabelecendo-se como o quarto maior destino de exportação da Austrália.

Embora os envios para o Japão tenham aumentado em 2% com relação ao ano anterior, para 28.330 toneladas, as condições comerciais permaneceram muito difíceis, com um aumento no mês refletindo mais os baixos volumes de 2010. Esse foi um ano extremamente difícil para os exportadores australianos de carne bovina ao Japão, com os volumes até agora nesse ano caindo em 6%, para 248.718 toneladas – o menor volume exportado no período de janeiro a setembro desde 2003.

As exportações aos Estados Unidos declinaram em 9% em setembro, para 12.533 toneladas – mantendo os volumes historicamente baixos dos últimos anos. Embora a seca que induziu uma maior produção de carne bovina dos Estados Unidos tenha reduzido um pouco a demanda pelo produto australiano, a maioria do declínio nas exportações australianas nos últimos tempos aos Estados Unidos foi direcionado pelo alto dólar australiano, pela maior competição de outros mercados (como Rússia e Sudeste da Ásia), junto com menores ofertas de carne bovina processada australiana.

A reportagem é do MLA, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress