Nova Zelândia quer parar de usar antibióticos em animais até 2030
31 de julho de 2015
Dilma sanciona, com vetos, dispensa de emplacamento de máquinas
31 de julho de 2015

Austrália assina protocolo sanitário permitindo exportações de bovinos para abate para a China

A Austrália já exporta bovinos reprodutores e novilhas leiteiras para a China desde 2001. Hoje, a China já é o terceiro maior mercado de bovinos vivos, depois de Indonésia e Vietnã.

A China é um importante e crescente mercado para bovinos vivos da Austrália, com o valor das exportações aumentando em dez vezes desde 2008 – de cerca de A$ 25 milhões (US$ 18,3 milhões) para mais de A$ 245 milhões (US$ 180 milhões) em 2014, de acordo com dados do Australian Bureau of Statistics.

2014 foi o maior ano para exportações de bovinos vivos australianos à China desde que o comércio começou.

O novo protocolo de saúde foi assinado pelo ministro da Agricultura, Barnaby Joyce, em 20 de julho em Caberra durante uma visita de uma delegação chinesa de alto nível à Austrália. O próximo passo para o ministro chinês, Han Chagfu, assinar o protocolo após a delegação retornar à China. O acordo permitirá exportações de bovinos para abate e para engorda à China, tornando a Austrália o primeiro país a exportar esse tipo de gado vivo à China.

O Acordo de Livre Comércio entre China e Austrália (ChAFTA) assinado em Canberra no mês passado contém importantes implicações para a indústria de carne bovina australiana, incluindo bovinos vivos. As tarifas de importações de bovinos australianos para engorda/abate pela China, atualmente em 10%, serão eliminadas dentro de quatro anos. Os bovinos de cria de raças puras australianas têm 0% de tarifa de importação para entrar na China. Uma vez importados, os bovinos para cria/abate ou os reprodutores estão sujeitos à Tarifa sobre Valor Agregado de 13%.

Além da Austrália, a China também importa bovinos para cria (principalmente novilhas leiteiras) da Nova Zelândia e, recentemente, Chile, Uruguai e México também forneceram pequenos números de bovinos para a China.

Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress