Canal Tortuga transmite Agrishow em tempo real
19 de maio de 2005
Adubação de pastagens minimiza os efeitos do veranico
23 de maio de 2005

Aumento da eficiência de pastejo do capim tanzânia

No último artigo deste radar (Consumo de matéria seca e desempenho animal em pastagens tropicais) foi ressaltada a importância da estrutura do pasto para maximizar o consumo e o desempenho animal. A estrutura do pasto, por outro lado, também interfere na eficiência de colheita da forragem pelos animais.

O desenvolvimento das hastes favorece o aumento da produção de matéria seca, no entanto, pode ter efeitos negativos sobre o aproveitamento e a qualidade da forragem produzida reduzindo a eficiência do sistema de duas formas: limitando a capacidade de colheita da forragem pelo animal ou reduzindo o seu valor alimentar.

Em gramíneas forrageiras, o alongamento das hastes é, normalmente, concomitante ao florescimento. Nesse período, a relação folha:haste diminui rapidamente, pois além do crescimento das hastes ser maior, o aparecimento de folhas cessa após o lançamento das inflorescências. Além disso, a altura das hastes está relacionada à quantidade de perdas devido ao pastejo. Por fim, o valor nutritivo das folhas cai mais lentamente que o das hastes com o aumento da idade do capim. No início da estação de crescimento o valor nutritivo das hastes e folhas é semelhante, porém a haste apresenta uma queda acentuada de qualidade com o passar do tempo.

A estrutura do pasto pode ser alterada por meio do manejo. Para os capins Tanzânia e Mombaça (Panicum maximum Jacq.), por exemplo, o aumento da intensidade e/ou freqüência de pastejo a partir de fevereiro reduz o número de perfilhos reprodutivos e a participação das hastes e aumenta a participação das folhas na massa de forragem.

No experimento conduzido por Barbosa (2004), o capim-tanzânia foi submetido a duas alturas de resíduo pós-pastejo (25 e 50 cm) e três freqüências de desfolha (90, 95, e 100% de interceptação luminosa).

O autor observou que o maior acúmulo de matéria seca total e de lâminas foliares durante o período experimental ocorreu com o tratamento 25/95, indicando que a rebrota acima de 95% de interceptação luminosa não é interessante para esse capim. Foi observado ainda que no outono, período de maior alongamento das hastes devido ao florescimento, a massa de hastes foi menor e a de folhas maior para o tratamento que combinava pastejos mais baixos e freqüentes (25/90).


Figura 1. Componentes da massa de forragem em pré-pastejo do capim-tanzânia submetido a combinações de intensidade (25 e 50 cm de resíduo pós-pastejo) e freqüência de desfolha (desfolha com 90, 95 e 100% de interceptação luminosa) durante o outono. Letras minúsculas comparam resíduos em cada nível de interceptação luminosa e letras maiúsculas comparam níveis de interceptação luminosa em cada resíduo ao nível de 10%.
Adaptado de Barbosa (2004).

No estudo de Barbosa (2004) o pastejo com 90 e 95% de interceptação luminosa correspondeu à entrada dos animais no pasto com uma altura média de 62 e 71 cm, respectivamente. No outono, o intervalo entre pastejos do tratamento 25/90 foi, em média, de 30 dias.

Comentário dos autores: Os resultados obtidos por Barbosa (2004) indicam que aumentar a freqüência de pastejo do capim-tanzânia durante o outono é uma boa alternativa para se controlar o desenvolvimento das hastes. No entanto, esse estudo teve duração de um ano, não sendo possível avaliar os efeitos do manejo sobre as características físicas e químicas do solo e a perenidade do pasto. Estudos mais amplos e de maior duração são necessários para definir o manejo dessas espécies de forma a garantir a sustentabilidade e produtividade do sistema de produção animal.

Bibliografia consultada

BARBOSA, R.A. Características morfofisiológicas e acúmulo de forragem em capim-tanzânia (Panicum maximum Jacq. Cv. Tanzânia) submetido a freqüências e intensidades de pastejo. Viçosa, 2004. 119p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Viçosa.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress