Atacado – 12-05-14
13 de maio de 2014
MT: dados demonstram aumento de 9,91% no custo diário de um animal confinado [IMEA]
13 de maio de 2014

Aumentam preocupações com exportações de carne bovina da Índia, entenda os motivos

A indústria de exportação de carne bovina da Índia controversa, mas significativa, deverá sofrer um golpe se o Partido Nacionalista Hindu, Bharatiya Janata Party (BJP), ganhar a eleição geral.

A Índia recentemente surgiu como um exportador internacional de carne bovina, atualmente sendo responsável por 20% da oferta global. O país vende carne bovina para mais de 65 países, principalmente América do Norte, Europa, países do Golfo e do sudeste da Ásia.

De acordo com os últimos dados de exportações de carnes do Ministério de Processamento de Alimentos, a Índia exportou 1,89 milhão de toneladas de carne bovina no ano fiscal de 2012-2013, 50% a mais que nos últimos cinco anos. O país também poderá superar o Brasil como maior exportador mundial de carne bovina, de acordo com alguns analistas.

O crescimento nas exportações de carne bovina vem de um país com uma população hindu estimada em 828 milhões de pessoas. A maioria dos hindus considera que as vacas são sagradas e o abate de vacas é proibido na maioria dos estados da Índia, incluindo Gujarat, Madhya Pradesh, Delhi e Rajasthan. Esse abate é legal somente em Kerala, West Bengal e estados do nordeste.

As exportações de carne de vaca são proibidas, mas a classificação de carne de búfalo como carne bovina fornece uma brecha aos comerciantes.

Embora a indústria continue lucrativa com o aumento dos preços da carne bovina, o consumo e a venda de carne bovina sempre levou a debates violentos políticos e religiosos no país.

Anteriormente, o candidato a primeiro ministro do BJP, Narendra Modi, criticou o governo da United Progressive Alliance (UPA), liderada por um partido do Congresso, pela “revolução rosa”, um eufemismo para o setor de carnes. Ele também quer acabar com o comércio de carne bovina.

Modi é conhecido por suas políticas rígidas contra os abates de bovinos e projetos com animais de estimação no estado de Gujarat, onde é chefe de ministério. Ele recentemente anunciou planos de abrir um santuário para mais de 10.000 vacas, preço do local de nascimento de Mahatma Gandhi em Gujarat.

Os comerciantes e exportadores de carne bovina do país estão atualmente preocupados, à medida que o BJP provavelmente formará o próximo governo da Índia, de acordo com muitas pesquisas de opinião. Apesar do crescente apetite por carne bovina, especialmente entre as pessoas urbanas na Índia, o manifesto anti-carne bovina do BJP deverá afetar severamente a indústria.

Fonte: ibtimes.co.uk., traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress