EUA: em maio houve redução do número de animais em confinamento
24 de junho de 2014
Um silo pode ter duas silagens  
24 de junho de 2014

Aumentam as exportações de carne bovina da Índia

A Índia tem sido um exportador de carne bovina com crescimento rápido nos últimos anos, apoiada pela presença do maior rebanho de búfalos do mundo e assistida pelas políticas do governo indiano visando aumentar a oferta de carne de búfalo, de acordo com informações da Agência Australiana de Agricultura, Recursos Econômicos e Ciências (ABARES).

É interessante notar que embora a carne de búfalo indiana seja vendida como carabeef (carne de búfalo), é exportada como beef (carne bovina) e, em 2013, a Índia foi o maior exportador de carne bovina em termos de volume com 1,56 milhão de toneladas. Depois da Índia esteve o Brasil (1,18 milhão de toneladas) e Austrália (1,07 milhão de toneladas).

A carne de búfalo tem uma vantagem significativa de preços nos mercados mundiais onde tem acesso permitido. Por exemplo, de acordo com a ABARES, o preço médio de exportação para a carne indiana de búfalo foi de US4 2,88 por quilo enquanto, em contraste, o preço médio de exportação da carne bovina brasileira foi de US$ 4,52 por quilo, enquanto da australiana foi de US$ 4,73 por quilo. Os menores preços indianos refletem a estrutura de baixo custo da indústria na Índia.

A Índia tem restrições quanto aos países aos quais pode exportar devido a seu status endêmico de febre aftosa junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que elimina as exportações ao Japão, Estados Unidos e Coreia. A Índia, entretanto, vende grandes volumes ao Vietnã, Tailândia, Malásia, Arábia Saudita e Filipinas – todos mercados crescentes para a carne bovina australiana.

Em 2013, os governos chinês e indiano assinaram um memorando de entendimento para comércio direto de carne de búfalo da Índia à China, mas os envios oficiais não começaram ainda. Não se sabe nesse estágio se e quando esse comércio ocorrerá.

Entretanto, o Esquema de Recuperação e Criação de Bezerros Machos de Búfalo pode mudar com o governo recentemente eleito na Índia. Particularmente durante a campanha eleitoral, o líder do Partido Bharatiya Janata, que ganhou o poder em maio de 2014, denunciou o status da Índia como um dos maiores exportadores mundiais de carne bovina por motivos religiosos. A maioria da população da Índia é hindu, mantendo a crença de que as vacas são sagradas; entretanto, as exportações de carne bovina da Índia são em grande parte oriundas de búfalos – consequentemente, as políticas sobre isso serão monitoradas de perto.

Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress