Mercado Físico da Vaca – 11/08/09
11 de agosto de 2009
Mercados Futuros – 12/08/09
13 de agosto de 2009

Auditoria dos EUA no Uruguai tem resultados positivos

A cadeia uruguaia de carnes se saiu bem de uma nova auditoria sanitária feita pelos Estados Unidos. Ao longo de 15 dias, um especialista do Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar (FSIS, da sigla em inglês), pertencente ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (sigla em inglês), visitou 10 plantas frigoríficas, revisou os resultados do Programa Nacional de Controle de Resíduos Biológicos do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP) e visitou a Direção de Laboratório Veterinário "Miguel C. Rubino".

A cadeia uruguaia de carnes se saiu bem de uma nova auditoria sanitária feita pelos Estados Unidos. Ao longo de 15 dias, um especialista do Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar (FSIS, da sigla em inglês), pertencente ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (sigla em inglês), visitou 10 plantas frigoríficas, revisou os resultados do Programa Nacional de Controle de Resíduos Biológicos do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP) e visitou a Direção de Laboratório Veterinário “Miguel C. Rubino”.

“Não foram registradas observações significativas” e o auditor considerou satisfatório todo o sistema de certificação e controle da carne bovina que é exportada aos EUA, confirmou o diretor de Serviços Pecuários do MGAP, Francisco Muzio.

Entre as observações estiveram algumas críticas às demoras geradas, algumas vezes, nos resultados das análises que o MGAP deve mandar fazer em Buenos Aires e o auditor também criticou algumas demoras nos trâmites aduaneiros. “O relatório definitivo estará nas mãos do MGAP em 60 dias”, disse Muzio.

Segundo ele, o especialista do USDA destacou o “fortalecimento conseguido pelo Uruguai nas certificações através da incorporação de novos veterinários”. A falta de pessoal e a necessidade de incorporar novos certificadores ante ao MGAP tinha sido uma observação repetida ao longo das auditorias anteriores. “No geral, houve menos observações que nos anos anteriores”.

A reportagem é do El País Digital, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress