Mercado Físico da Vaca – 29/10/08
29 de outubro de 2008
Mercados Futuros – 30/10/08
31 de outubro de 2008

Auditoria dos EUA no Uruguai começa nesta semana

Nesta quinta-feira, dia 30 de outubro, chegará ao Uruguai a especialista da Serviço de Inspeção Sanitária Animal e Vegetal (Animal and Plant Health Inspection Service - APHIS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Linet Williams, que está encarregada da auditoria sanitária de quatro plantas processadoras de carne cozida e produtos termoprocessados do Uruguai.

Nesta quinta-feira, dia 30 de outubro, chegará ao Uruguai a especialista da Serviço de Inspeção Sanitária Animal e Vegetal (Animal and Plant Health Inspection Service – APHIS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Linet Williams, que está encarregada da auditoria sanitária de quatro plantas processadoras de carne cozida e produtos termoprocessados do Uruguai.

A Direção Geral de Serviços Pecuários, do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP) do Uruguai aproveitará a oportunidade para mostrar também que a carne moída procedente de cortes bovinos já aprovados para entrar no mercado dos EUA não gera risco algum para os consumidores de seu país.

Há meses que o Uruguai pediu ao USDA que autorize a entrada de carne moída uruguaia procedente de matérias-primas que já foram habilitadas para entrar nos EUA, mas ainda não obteve uma resposta oficial.

A missão sanitária se estenderá até a próxima quinta-feira, dia 6 de novembro e visitará os frigoríficos Tacuarembó, Frigorífico Canelones, Colonia 30 (ex Noblemark) e Colonia 2.

Uma das vantagens na inspeção é que o Uruguai continua aplicando o mesmo programa usado nos frigoríficos norte-americanos (programa de equivalência), para evitar qualquer problema com a Escherichia Coli 0157H7, uma bactéria associada à carne procedente de estabelecimentos de engorda.

Em paralelo com a missão dos EUA, está sendo preparada a auditoria do Chile que ocorrerá na primeira quinzena de dezembro e que ainda não tem uma data determinada.

A reportagem é do El País, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress