USDA reabrirá escritórios temporariamente para serviços limitados
17 de janeiro de 2019
Liminar livra indústria de multa por descumprir tabela do frete
17 de janeiro de 2019

Auditores agropecuários pedem revisão nas exigências para cargos comissionados

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) protocolou ofício pedindo que a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, reveja a decisão de que a escolha dos cargos que devem ser preenchidos exclusivamente por servidores de carreira seja de sua responsabilidade. A decisão foi validada por meio de decreto publicado em 2 de janeiro.

Pela regra anterior, somente servidores de carreira do Ministério poderiam ocupar exercer as funções de secretários da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) e de superintendentes federais.

O Sindicato considera necessária a exigência de critérios meritocráticos na escolha dos cargos em comissão e acredita que a medida, em vigor desde maio de 2007, reduziu a “ingerência política na indicação para cargos eminentemente técnicos”.

“Vários superintendes foram trocados depois da regra, como no caso de Tocantins e do Paraná, e houve uma melhora significativa tanto do ponto de vista gerencial, como ético”, afirmou o presidente do Anffa Sindical, Maurício Porto.

De acordo com o Sindicato, mesmo com a obrigatoriedade desses critérios, a ministra continua com a prerrogativa de escolha dos funcionários de cargos de assessoramento e de estabelecer um processo seletivo para a escolha dos cargos de livre provimento.

“As experiências têm mostrado o papel danoso que as interferências políticas causam para as entidades e empresas públicas. E defendemos que não basta ser servidor de carreira. É preciso isolar de ingerência política da função”, complementa Porto.

Fonte: Estadão.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress