Diferenças nos sistemas de produção e benefícios aos consumidores
31 de março de 2006
Rússia levanta embargo às carnes do RS
4 de abril de 2006

Atraso no Sisbov emperra vendas para a UE

Por conta do atraso da regulamentação do novo Sisbov, a UE não deve retomar as importações do Brasil tão cedo. Os veterinários já comunicaram ao Mapa que irão aguardar a entrada em vigor das novas regras para avaliar seu funcionamento antes de tomar qualquer medida.

Segundo o ministério, o novo Sisbov sofrerá um atraso na implantação, prevista para janeiro de 2007, devido a discussões com os elos da cadeia produtiva. “Acho que abril de 2007 é um bom prazo”, disse o diretor de Sistemas de Produção da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário, Paulo Nogueira.

Um dos motivos do atraso foi uma suspeita dos pecuaristas de que o governo utilizava o cadastramento das informações no Sisbov para cruzar dados informados à Receita Federal. O ministério esclareceu que apenas consultava a base da Receita para confirmar os CPFs dos criadores. Na próxima semana, a cadeia produtiva aprovará os últimos detalhes da regulamentação.

Os europeus questionaram o nível de confiança oferecido pelo cadastro do Sisbov. Pela nova regra, os estados administram a base de dados junto com o governo federal. As baixas e movimentações dos animais no cadastro serão feitas pelos Estados. A instrução normativa com as novas regras deve ser publicada este mês. A reportagem é de Mauro Zanatta para o Valor.

0 Comments

  1. Carlos Gilberto Gindri disse:

    Este filme eu já vi…(um barco à deriva). Será que ninguém vai tomar as rédeas deste assunto?

    De um lado, o mercado internacional, com suas exigências (com suas razões, compra o que acha que deve comprar ).

    De outro, pecuaristas, Mapa, certificadoras e técnicos, cada um puxando o fogo para seu assado.

    Está muito simples de resolver: o mercado tem suas exigências, e o Brasil tem que decidir se quer ou não vender nestas condições. A omissão é nosso grande problema.

  2. Romulo Rogerio Canhete disse:

    Deve ficar claro que a Nova Instrução do novo Sisbov tem previsão para este mês e o produtor rural terá até 2007 para aderir “abril de 2007”.

  3. Paulo Eduardo Nobre disse:

    Gostaria de parabenizar o Sr. Carlos Gilberto Gindri pela sua observação sucinta e clara. Porém, é óbvio que a intenção inicial do SISBOV além da identificação dos animais era também poder confrontar essas informações com a Receita Federal. Pois, qual a finalidade da exigência do SISBOV em ter a informação do NIRF? As consultas de NIRF e CPF são distintas!

    No entanto, os interesses políticos e econômicos têm prejudicado e muito o andamento do SISBOV. O fato de existir essa possibilidade de confrontação dos dados com a Receita Federal, em nada deveria ser motivo de preocupação por parte dos pecuaristas. Afinal, não podemos mais aceitar esse tipo de conduta que envolve atos escusos, sonegação fiscal, conchavos… Precisamos defender a bandeira da ética, da transparência, de uma pecuária forte e sustentável!

    O SISBOV enfrenta inúmeros problemas pontuais que precisam ser ajustados de forma emergencial!

    A falta de entendimento entre as secretarias que coordenam o SISBOV e o SIF tem trazido inúmeros problemas aos produtores e às certificadoras.

    Enquanto não houver consenso por parte do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, estaremos cada dia mais próximos de um colapso de toda a cadeia produtiva.

plugins premium WordPress