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Associativismo, compra e venda em conjunto: estudo de caso da Aprova, Britânia GO (slides e artigo)

A Associação de Produtores do Vale do Araguaia, Aprova, é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 2005 por um grupo de pecuaristas goianos e paulistas. Tem como missão maximizar o lucro do produtor rural, com ética, responsabilidade social e ambiental, melhorando a imagem do produtor rural e evitar oportunistas que usam a atividade rural para outros fins. A Aprova tem muita pretensão, "e como se diz no interior: pretensão e água benta nunca fez mal para ninguém". Para conseguir sucesso é preciso mostrar ao produtor qual é a vantagem de participar da Aprova, do outro lado a associação tenta mostrar para o frigorífico que pode fornecer qualidade e fidelização, com um volume maior de animais a associação também consegue fazer uma pressão maior no momento da negociação e para isso os associados precisam ser coesos.

A Associação de Produtores do Vale do Araguaia, Aprova, é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 2005 por um grupo de pecuaristas goianos e paulistas. Tem como missão maximizar o lucro do produtor rural, com ética, responsabilidade social e ambiental, melhorando a imagem do produtor rural e evitar oportunistas que usam a atividade rural para outros fins. A Aprova tem muita pretensão, “e como se diz no interior: pretensão e água benta nunca fez mal para ninguém”.

Inicialmente a sede era localizada em Britânia-GO, mas está sendo transferida para Goiânia.

Na época da sua fundação, os produtores lutavam contra a formação de cartéis pelos frigoríficos. Houve uma reunião na cidade de Britânia, com a presença de secretários de Estado, representando o governador, e foi votado que os produtores não iriam entregar os bois aos frigoríficos para forçar a queda de preço. Porém, no intervalo da reunião, alguns produtores fizeram negócio com os frigoríficos e venderam os animais, derrubando o mercado de vez.

A associação foi amadurecendo, e perceberam que não era enfrentando o frigorífico que iriam conseguir bons resultados. Eles tinham que encontrar uma área de atuação, fazendo bem feito o que sabiam e tentando estabelecer com os frigoríficos algumas normas de comercialização. Em 2006 a Aprova apóia a formação do Sindicato Rural, para ter representação no Estado.

Os objetivos da associação são:
-Organizar a classe produtora através do incentivo da visão empresarial, da conscientização ambiental, da responsabilidade social e cuidar da imagem do produtor rural.
– Maximizar os lucros tanto na venda dos animais, quanto na compra dos insumos.
– Implantação de um programa de qualidade, através de cursos e treinamentos dos funcionários e do produtor, patrocinados pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e de palestras de profissionais do setor.
– Elaboração de um selo de qualidade.
– Criação de uma marca própria, valorizando o boi a pasto e o conceito “da fazenda a mesa”.

Estão pleiteando um estado sanitário diferenciado, a longo prazo, delimitando geograficamente a região, principalmente em relação aos prazos de vacinação.

A associação é formada por pequenos e médios produtores com características bastante distintas e desiguais, e heterogêneas.

Para divulgar seu trabalho, a Aprova possui um programa diário em uma rádio local, chamada Rádio Canadá, aberto a todos da comunidade que querem dar a sua opinião. Também através desse programa que eles convocam os funcionários para os cursos e treinamentos.

Existe também um informativo esporádico, que é rodado de acordo com os recursos disponíveis.

Outro veículo de comunicação é o site www.aprovabrasil.com.br, que ajuda a divulgar o trabalho da associação, e já possui a versão em inglês, no caso de futuras negociações internacionais. A associação incentiva muito a inclusão digital dos associados, e através de um convênio instalam internet via rádio nas propriedades, e fornecem um treinamento básico e gratuito àqueles que irão acessar. Os associados recebem um boletim eletrônico diário, com cotações diárias dos frigoríficos que eles fazem negócios.

Como a área de atuação da associação é bem grande, o site consiste em uma maneira de fazer chegar a informação ao produtor a um custo mais baixo. Além disso, possui uma área destinada aos classificados, para a compra e venda de serviços.

Outra estratégia de comunicação, divulgação e marketing foi a instalação de painéis rodoviários na região, para delimitar a área do Vale do Araguaia. Eles pretendem tornar a região do Araguaia conhecida como Vale do Boi, que é um lugar com vocação para criação de um animal diferenciado.

A associação está na fase inicial de desenvolvimento, buscando aderir novos associados. O nicho de mercado ainda não está completamente definido, mas já estão conseguindo oferecer ao frigorifico quantidade e fidelização, conseguindo um preço melhor por isso.

A comercialização em conjunto é o que está dando melhor resultado. Durante esses anos, aprenderam que no fundo uma associação para que de certo precisa trazer mais lucro para o produtor.

Fazem palestras nas cidades da região do vale do Araguaia vendendo a APROVA, como uma missão de oferecer uma oportunidade ao produtor de trabalhar com a desigualdade no sistema de produção da carne.

A Aprova também proporciona a realização de eventos, como palestras com profissionais da Embrapa, UNESP e USP e apóia eventos regionais.

A negociação é simples: juntam os animais dos produtores, e um dos diretores faz a parte comercial, procurando o melhor negócio. O primeiro contrato foi em 2007, com 20 mil animais, em 2008 foram 43 mil, e 2009/2010 estão com 73 mil animais. Com isso, eles conseguem sempre um preço diferenciado, cerca de 3% a mais.

Com essa informações é possível mostrar ao produtor qual é a vantagem de participar da Aprova, do outro lado a associação tenta mostrar para o frigorífico que pode fornecer qualidade e fidelização, com um volume maior de animais a associação também consegue fazer uma pressão maior no momento da negociação e para isso os associados precisam ser coesos.

Esse texto é baseado na palestra Associativismo, compra e venda em conjunto: estudo de caso da Aprova, Britânia GO, apresentada por Celso Lopes, presidente da Aprova, no Workshop Associações de Pecuaristas, realizado pela AgriPoint em 21 de maio 2010.

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