Atacado –25-06-2015
26 de junho de 2015
Terceira semana de junho registra maior queda no preço da arroba do boi gordo em 2015
26 de junho de 2015

Associação de frigoríficos de MS questiona concentração em carnes

Em meio à crise que atinge principalmente os frigoríficos de médio porte do país, a Associação de Matadouros, Frigoríficos e Distribuidores de Carne de Mato Grosso do Sul (Assocarnes) protocolou na semana passada um pedido de audiência pública na Assembleia Legislativa para discutir o que considera uma concentração do setor nas mãos da JBS.

No documento, a Assocarnes acusa a JBS de arrendar frigoríficos em Mato Grosso do Sul com o intuito de fechá-los, garantindo assim a oferta de gado bovino para suas unidades. Para a Assocarnes, a prática provoca desemprego e vem “criando um vazio no mercado”.

De acordo com o presidente da Assocarnes, João Alberto Dias, a concentração do setor frigorífico agrava o quadro de dificuldades “circunstanciais” enfrentado pelo setor, com a menor oferta de gado bovino e a demanda mais fraca no Brasil e também no exterior. Nesse contexto, 14 frigoríficos do Estado fecharam as portas nos últimos dois anos, diz. Segundo ele, o fechamento desses frigoríficos implicou demissão de cerca de 6 mil pessoas.

Procurada, a JBS rebateu os argumentos da Assocarnes. Segundo a empresa, não há “ação” do grupo para controlar todos os frigoríficos de Mato Grosso do Sul. Além disso, as dificuldades vividas pelos frigoríficos também afetam a JBS. Diante da escassez de boi, a empresa reduziu em 12% os abates em Mato Grosso do Sul.

Fonte: Valor Econômico, adaptada pela Equipe BeefPoint.

3 Comments

  1. Lauro Klas Junior disse:

    O JBS se diz vítima juntamente com os demais Frigoríficos devido à falta de matéria prima, por outro lado, ao alugar plantas para deixá-las paralisadas, está intensificando a concentração do mercado em prejuízo do setor.
    Lauro Klas Junior.
    Pecuarista MS.

  2. Marco Antônio Gil disse:

    O que oJBS tem feito no MS tem repetido em todos os estados do Brasil. Compra ou aluga plantas frigoríficas e fecha para evitar a concorrência. E nós ficamos assistindo sem tomar atitude. Parabéns a associação do MS

  3. Natanael R Cintra disse:

    O projeto do JBS, tem o apoio do Governo, pois tem contado com recursos do BNDES, para acquisicoes no Brasil e no exterior, nao somente na industria da carne, mas e varios outros segmentos inclusive imobiliario.
    Inicialmente, pelo que li nos noticiarios da epoca, o plano era criar grandes corporações no territorio e posteriormente internaciona-las na busca de mercado para nossos produtos. No principio fazia sentido, mas o plano desvirtualizou-se quando partiram para comprar empresas concorrentes no exterior, e tornaram se nossos concorrentes, e muito mais perigosos. Os cocorrentes internacionais nao conheciam nossos pontos fortes e fracos. Tendo o JBS Australia, USA, Argentina etc, passamos a ter um concorrente que conhece nosso mercado e nossa pecuaria. Ficamos sem chance de contar com nossa vantagem competitiva na industria da carne. O JBS retira ainda recursos do empresario pequeno e medio Brasileiro para investir no exterior, gerando emprego na Australia, USA, Europa, Argentia etc.
    Desvirtuou a razao da existencia do Banco Nacional de Desenvolvimento Social..

plugins premium WordPress