Mercado Físico da Vaca – 05/08/09
5 de agosto de 2009
Mercados Futuros – 06/08/09
7 de agosto de 2009

Aspectos práticos e econômicos da suplementação mineral

Para aprender como escolher e analisar aspectos práticos da suplementação mineral de seus animais, pensando inclusive na viabilidade econômica, participe do Curso Online AgriPoint Suplementação Mineral: otimizando a produção a pasto , que iniciará no dia 1 de setembro.

Entre os diversos fatores existentes responsáveis pelo baixo desempenho do rebanho bovino brasileiro, as carências nutricionais são as principais. O fósforo e a proteína são os principais nutrientes limitantes nos pastos brasileiros para o máximo desempenho animal.

A suplementação mineral possibilita o máximo aproveitamento por parte animal das energias e proteínas disponíveis nas forragens.

Acredita-se que não tenha nenhuma suplementação a baixo custo, que comparada ao uso da mineralização do rebanho eleve os índices produtivos exercendo influências diretas na eficiência e conversão alimentar, com máximo aproveitamento da energia e proteína do alimento.

Mas antes de escolher o tipo de suplementação mineral que será utilizada em cada propriedade, é necessário primeiramente analisar as características específicas de cada sistema produtivo. Conhecendo as deficiências minerais locais, o tipo de solo e de pastagem, históricos, exames clínicos e laboratoriais, bem como a exigência nutricional da categoria a ser suplementada, ficará muito mais fácil e seguro decidir que tipo de suplemento deve ser utilizado.

Para aprender como escolher e analisar aspectos práticos da suplementação mineral de seus animais, pensando inclusive na viabilidade econômica, participe do Curso Online AgriPoint Suplementação Mineral: otimizando a produção a pasto , que iniciará no dia 1 de setembro.

O instrutor do curso é o médico veterinário Thales dos Anjos de Faria Vechiato, formado pela Universidade Metodista de São Paulo/UMESP e M.Sc. em Doenças Nutricionais e Metabólicas em Ruminantes – bovinos de corte em confinamento e ovinocultura, sendo orientado pelo Professor Titular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, Enrico Lippi Ortolani.

Thales Vechiato já atuou como residente do Hospital Veterinário da USP, no setor de Clínica de Bovinos e Pequenos Ruminantes, como presidente/coordenador do Grupo de Estudos de Ruminantes (GERU) da UMESP, e durante a graduação realizou estágios na Embrapa Pecuária Sudeste, no Instituto de Zootecnia de Andradina, nos Hospitais Veterinários FMVZ/USP, UNESP e UMESP, e em fazendas de bovino de corte e ovinocultura.

Este curso online contará ainda com a presença de 3 convidados especiais nas 3 conferências, que serão realizadas com dia e hora pré-estabelecidas no início do curso.

Os convidados são os médicos veterinários Sergio Carlo Franco Morgulis e Ricardo Pereira Manzano, e o zootecnista Marcos Sampaio Baruselli. Clique aqui e saiba mais sobre eles!

Sobre o curso

O módulo 1 apresentará o tema Fatores que influenciam as necessidades minerais dos bovinos, abordando itens como Importância da suplementação mineral na produtividade dos bovinos em regime de pasto; Fatores que influenciam as necessidades dos animais; Tabela de exigências nutricionais, entre outros.

O módulo 2 dará informações sobre As pastagens como fonte de minerais, e durante os módulos 3 e 4 os alunos terão aulas sobre os temas Suplementando minerais para otimizar produção a pasto e Fatores que interferem na absorção, consumo e bons resultados dos minerais. Durante o quinto e último módulo será apresentada uma conclusão da composição adequada para meta de consumo, possibilitando que o aluno compreenda Como escolher o melhor mineral para cada sistema de produção.

Ao término deste curso, o aluno estará apto a:

 identificar os elementos minerais e quais suas funções no organismo do animal;

 saber utilizar de maneira eficiente e correta o sal mineral na suplementação de bovinos de corte;

 escolher qual a melhor opção de sal mineral para cada objetivo produtivo e sistema de produção;

 aprender a usar essa alternativa para evitar o desequilíbrio de minerais responsáveis por quedas de produção, problemas reprodutivos e crescimento retardado.

Mais do que uma visão estratégica, o curso abordará alguns princípios essenciais da suplementação mineral na dieta de bovinos de corte, como melhorar o desempenho animal, visando tanto a redução da idade de abate, como a elevação da taxa de fertilidade. Neste curso online será possível tirar suas dúvidas via fórum de debates (disponível 24 horas por dia) e por meio das conferências online (única atividade com dia e hora marcados).

Para mais informações acesse a programação completa deste curso e participe!

Participe do Curso Online Suplementando minerais para otimizar produção a pasto inscrevendo-se agora mesmo!

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress