Mercado de vacinas anti-aftosa terá novo fabricante
15 de maio de 2006
BM&F: boi para outubro fecha em R$ 57,27/@
17 de maio de 2006

As árvores são importantes!

Para alguns, o título deste artigo irá parecer poético. Para outros, a manutenção de árvores é “coisa de ambientalistas”. Na verdade, a presença das árvores nas pastagens assegura a existência de locais mais frescos, onde os animais podem permanecer nos períodos mais quentes do dia.

O estresse térmico, além de comprometer a produtividade dos animais, reduz a taxa de concepção das vacas insemidas devido à morte precoce do embrião. A tabela 1 mostra o efeito da temperatura sobre a exigência, o consumo de matéria seca e a produção de leite de vacas em lactação. A partir desses dados, é possível observar que, em condições de estresse térmico, a vaca não consegue ingerir a quantidade necessária de matéria seca para atender suas exigências nutricionais, o que determina a redução da sua produção de leite.

Tabela 1. Simulação do efeito da temperatura sobre a exigência, consumo de matéria seca e produção de leite de vacas em lactação


A sombra pode ser natural (árvores) ou artificial (telas), sendo que a capacidade de “resfriamento” das árvores é maior. Cada grama de água, ao evaporar, passando da fase líquida para a gasosa, retira em torno de 585 calorias do ar.

A evapotranspiração de 1 mm de água (equivale a 1 L/m2) retira 59 cal/cm2. Por isso a sombra de árvores, quando existe água no solo para a planta transpirar, é mais fresca do que a sombra de telhados. Um telhado pode diminuir a temperatura do ar em 2 oC, enquanto a sombra de uma árvore que transpira pode reduzir a temperatura em 4 oC (Primavesi, 2006).

Para o sombreamento natural deve-se escolher árvores adaptadas às condições ambientais da região, de rápido crescimento, que não apresentem taxa de desfolha acentuada, que não possuam frutos grande e tóxicos ou espinhos e que sejam resistentes às pragas e às doenças e ao acúmulo de esterco. Árvores de folhas largas, com copas densas e baixas, não são recomendadas, pois dificultam a circulação do ar.

A Embrapa Floresta disponibilizou, por meio de sua página na internet, um guia prático com informações sobre diversas espécies florestais brasileiras. Esse guia pode ser acessado por meio do endereço http://www.cnpf.embrapa.br/old/pauloernani/temp/index_especies.htm e, certamente, ajudará técnicos e produtores na escolha de espécies e na implantação de árvores adequadas para o sombreamento em pastagens.

0 Comments

  1. Marcos Ottoni de Almeida disse:

    Prezados autores,

    Gostei do artigo sobre as árvores. Acessei o site indicado, mas não consegui obter nele as informações sobre as árvores mais indicadas para essa finalidade. Gostaria, se possível, que me enviassem uma lista com os nomes das árvores mais indicadas para esse tipo de sombreamento.

    Atenciosamente,

    Marcos Ottoni de Almeida

    Resposta do autor:

    Prezado Marcos,

    No texto, listamos algumas características desejáveis às espécies que devem ser utilizadas para essa finalidade. Na página da Embrapa Florestas você poderá verificar, dentre as espécies com mudas ou sementes disponíveis em sua região, quais as que se adequam melhor considerando as características descritas.

    Para o sombreamento natural deve-se escolher árvores adaptadas às condições ambientais da região, de rápido crescimento, que não apresentem taxa de desfolha acentuada, que não possuam frutos grande e tóxicos ou espinhos e que sejam resistentes às pragas e às doenças e ao acúmulo de esterco. Árvores de folhas largas, com copas densas e baixas, não são recomendadas, pois dificultam a circulação do ar.

    Um dos principais problemas que ocorrem em área de pastagens é a morte de árvores devido ao acúmulo de esterco. Não conheço estudos específicos avaliando a adaptação de espécies de árvores a esse fator. Alguns produtores que têm utilizado bosques de eucalipto com sucesso (não é espécie nativa).

    Atenciosamente,

    Patricia Santos

  2. Alexandre Alves de Queiroz disse:

    Muito bom o tema abordado. Estas informações deveriam ser consideradas nas áreas de abertura e reforma de pastagens, proporcionando maior conforto térmico aos animais e até possibilitando uma fonte de renda extra, com a exploração de algumas espécies arbóreas dentro da mesma área.

    Muito bom também as informações contidas no link da Embrapa.

    Saudações,

    Alexandre

  3. walter martins chagas disse:

    A oportunidade deste tema, remete a todos a importância que as árvores têm nas pastagens. Esta reflexão deve ser repassada para todos do agronegócio.

    Atenciosamente,
    Walter

plugins premium WordPress