Whole30® se torna o primeiro programa dietético a se comprometer com padrões abrangentes de bem-estar animal
28 de outubro de 2019
Pesquisadores desenvolvem carne ecológica
28 de outubro de 2019

As 10 principais tendências de alimentos para 2020, segundo o Whole Foods Market

Qual é a próxima grande tendência alimentar em 2020? O Whole Foods Market pediu a seu painel de analistas de tendências que fizesse suas previsões. Esses especialistas em culinária, compradores e forrageiras em seus escritórios globais e em suas 490 lojas têm décadas de experiência e conhecimento em fornecimento de produtos, preferências do consumidor e muito mais. Quando eles falam, nós ouvimos.

Embora as principais tendências de alimentos para 2019 não mostrem sinais de desaceleração, há uma nova safra de sabores e produtos que você verá em breve nas prateleiras dos supermercados (incluindo nas do Whole Foods Market!).

1. Agricultura Regenerativa

Agricultores, produtores, acadêmicos, agências governamentais, varejistas e muito mais estão analisando de perto como usar as práticas de manejo da terra e dos animais para melhorar a saúde do solo e sequestrar o carbono.

Embora o termo “agricultura regenerativa” possa ter muitas definições, em geral descreve práticas agrícolas e de pastoreio que restauram o solo degradado, melhoram a biodiversidade e aumentam a captura de carbono para criar benefícios ambientais duradouros, como impactar positivamente as mudanças climáticas. Você pode ajudar procurando marcas que apoiam práticas regenerativas.

Algumas marcas: MegaFood Turmeric Strength for Whole Body; Gomas de gengibre MegaFood B12 Energy; Pastagem de Carvalho Branco Carne Moída Grassfed; As poderosas tortilhas de Zack; Cowgirl Creamery Tam; Artisan Soli: Palo Santo, Rosewood; Bonterra Sauvignon Blanc.

2. Poder da farinha

Enquanto os padeiros experientes e amadores procuram criatividade na cozinha, uma variedade de farinhas interessantes está entrando no mercado, tornando o cozimento mais inclusivo e aventureiro. Os consumidores da moda estão procurando ingredientes usados ​​em pratos tradicionais, como a farinha de mandioca usada na injera etíope.

2020 trará farinhas de frutas e vegetais mais interessantes (como banana!) nas despensas domésticas, com produtos como farinha de couve-flor a granel e em produtos para cozinhar, em vez de já cozidos em crostas e salgadinhos.

Os bens de consumo embalados estão entrando nessa tendência, substituindo as farinhas alternativas tradicionais pela farinha de tigernut em batatas fritas e salgadinhos e doces saborosos feitos com misturas de farinha de sementes. À medida que os consumidores buscam mais maneiras de aumentar a culinária, farinhas “super” que fornecem proteína e fibra se juntam à tendência. Que comecem as aventuras no preparo de alimentos!

Algumas marcas: Late July Tortilla Chips feitas com farinha de tigernut; 365 Everyday Value Cauliflower Flour; 365 Everyday Value Organic Coconut Flour; Gemini Superfoods Tigernut Flour; Superseed Life Donuts: Dark Chocolate, Wild Blueberry.

3. Alimentos da África Ocidental

De superalimentos indígenas a pratos ricos e terrosos, os sabores tradicionais da África Ocidental estão surgindo em todos os lugares em alimentos e bebidas. O trio de tomates, cebolas e malaguetas formam a base de muitos pratos da África Ocidental, e amendoim, gengibre e erva-cidreira são adições comuns.

As 16 nações da África Ocidental compartilham alimentos semelhantes, mas cada uma tem suas próprias especialidades baseadas em influências sutis do Oriente Médio e Europa Ocidental. As marcas estão buscando na África Ocidental seus superalimentos, como moringa e tamarindo, e sorgo, fonio, teff e milheto de cereais menos conhecidos. Chefs como Pierre Thiam também estão abraçando a região. Seu novo restaurante do Harlem, Teranga, é uma ode à cultura africana através da comida.

Algumas marcas: Kuli Kuli Organic Pure Moringa Vegetable Powder; Ginjan Organic Ginger Juice; Essie Spice Condiments, Mango Chili Medley; Yolélé Fonio.

4. Fora da caixa, Snacks prontos para uso na geladeira

A vida não está diminuindo a velocidade, mas as opções de lanches estão aumentando. A palavra-chave é “nova” nesta nova geração de opções de compra e venda – foram-se os dias em que as únicas opções eram barras de granola e sacolas de mini-pretzel.

A seção refrigerada está repleta do tipo de lanches saudáveis e frescos, tipicamente preparados e repartidos com antecedência em casa: ovos cozidos com coberturas salgadas, legumes em conserva, sopas para beber e mini-molhos e molhos de todos os tipos, todos com porções perfeitas e embalagem simples e conveniente.

Até as barras nutricionais passaram das prateleiras para o refrigerador, graças à adição de frutas e vegetais frescos. Essas inovações de lanches significam que as listas de ingredientes estão diminuindo e há muito menos suposições sobre a escolha de um lanche rápido com o qual você pode se sentir melhor.

Algumas marcas: Peckish Fresh Protein Packs: Eggs & Maple Waffles, Eggs & Fried Rice; Nona Lim drinkable soups: Vietnamese Pho Bone Broth, Coconut Lime Chicken Bone Broth; Perfect Bar Refrigerated Protein Bars: Peanut Butter, Coconut Peanut Butter, Dark Chocolate Chip Peanut Butter; Good Culture Organic Cottage Cheese single serving cups: Mixed Berry.

5. Alimentos à base de plantas, além da soja

As disputas de tofu podem sempre ter um lugar na mesa do café da manhã vegano, mas em 2020 as marcas mais modernas estão desacelerando a soja, que tradicionalmente domina o espaço de proteínas à base de plantas.

Alguns dos produtos que anunciam “sem soja” no próximo ano o substituirão por misturas inovadoras (como grãos e feijão mungo) para imitar as texturas cremosas de iogurtes e outros produtos lácteos. No corredor do suplemento, as marcas estão trocando soja por feijão mungo, cânhamo, abóbora, abacate, semente de melancia e clorela dourada, mantendo as texturas suaves nos pós de proteína vegana e trazendo um espectro de aminoácidos à base de plantas para a mesa.

À medida que o movimento à base de plantas ganha força com os consumidores flexitarianos, as marcas procuram evitar o maior número possível de alérgenos, por isso, procure alimentos preparados à base de plantas (especialmente alternativas de carne) e condimentos tradicionalmente à base de soja que não têm soja!

Algumas marcas:  Ocean’s Halo: Organic No Soy Soy-Free Sauce, Organic Soy-Free Vegan Fish Sauce; soy-free plant-based items coming to the Whole Foods Market Chef’s Case: Hearts of Palm Cakes, Smoky Vegetable Goulash, Ultra Green Vegan Spanakopita; Plant-Based Vega Protein & Energy: Classic Chocolate.

6. Tudo Manteiga e Spreads

É provável que nozes e sementes sejam transformadas em manteiga em 2020. Pense em manteigas além do tahini – como manteiga de semente de melancia – e produtos sazonais como manteiga de abóbora o ano todo. Manteigas de nozes além de caju, amêndoa e amendoim (olá, macadâmia) e até mesmo de manteigas de grão de bico (não, não é um novo nome para hummus).

Procure por cremes veganos cremosos, perfeitos para torradas, biscoitos, pães e aipo que obtêm todos os sabores de superalimentos populares como pili. Ajuda a tendência que os spreads e as manteigas divulgam atributos amigáveis ao paladar e à dieta ceto, mas a transparência também é um participante importante nessa tendência.

Muitas marcas buscam eliminar o uso de óleo de palma ou promover uma certificação de óleo de palma de origem responsável e usar nozes cultivadas de maneiras com menor probabilidade de impacto ambiental.

Algumas marcas: FBOMB Macadamia Nut Butter squeeze pouch: Salted Chocolate; 88 Acres: Watermelon Seed Butter, Roasted Pumpkin Seed Butter; Milkadamia Butta-Bing Butta-Boom Buttery Spread: Salted, Unsalted.

7. Repensando o menu infantil

Os dias dos consumidores exigentes estão contados? A julgar pelo número de competições infantis de culinária e panificação na TV, as crianças estão mais preparadas para a cozinha do que nunca. Até 2026, 80% dos millennials terão filhos, e muitos pais estão apresentando seus filhos a alimentos mais aventureiros – com ótimos resultados. (É comum ver crianças se divertindo ao lado dos pais no sushi bar Whole Foods Market.)

As marcas de alimentos estão percebendo a próxima geração – possivelmente nossos primeiros verdadeiros “foodies” – expandindo o menu para além dos alimentos nostálgicos com ingredientes “better for you” e nuggets de frango orgânicos. Eles estão preenchendo a lacuna dos menus infantis básicos da velha escola e levando em consideração os paladares mais jovens e sofisticados.

Pense em palitos de peixe sem sal à milanesa. Alimentos fermentados, condimentados ou ricos em sabores umami. Massas coloridas em formas divertidas, feitas a partir de farinhas alternativas. Talvez seja a hora dos adultos começarem a seguir algumas dicas do menu infantil.

Algumas marcas: gimMe Organic Premium Roasted Seaweed: Sea Salt; Whole Foods Market olive bar; Happy Fish Responsibly Farmed Salmon fish-shaped frozen salmon patties; Whole Foods Market Limited Edition Lemon Basil Chia Cookies; Serenity Kids 100% Wild Caught Coho Salmon puree pouch; Cerebelly Organic Pea Basil puree pouch; Whole Foods Market Goat Cheese Crumbles.

8. Açúcares não tão simples

Claro, tem o açúcar. Mas para aqueles que buscam doçura fora dos suspeitos do costume, como açúcar, estévia, mel e xarope de bordo, há muito mais a escolher para suas necessidades de cozinhar, assar e colocar no chá ou no café. As reduções de xarope de fontes de frutas como frutas de monge, romãs, coco e tâmaras são uma maneira de adicionar sabores concentrados e únicos a receitas de sobremesas, esmaltes de carne e marinadas.

Xaropes doces feitos de amidos como sorgo e batata doce podem ser comparados aos sabores profundos de melaço ou mel e podem ser usados para assar e adoçar bebidas. O Swerve, um substituto não glicêmico de açúcar com zero calorias, combina o eritritol com ingredientes de frutas e vegetais com raízes amiláceos para produzir um adoçante disponível nas versões granular, de confeiteiro e marrom.

Algumas marcas: Just Pomegranate Syrup; Lakanto Monkfruit Sweeteners; D’vash Sweet Potato Nectar; Birch Benders Monk Fruit Sweetened Pancake Syrup: Classic Maple; Swerve sweeteners.

9. Misturas de carne e plantas

Os açougueiros e as marcas de carne não serão deixados de fora da mania “à base de plantas” em 2020, mas não vão se tornar vegetarianos. Chefs de todo o país aderiram à tendência há anos através do The Blended Burger Project da James Beard Foundation, um movimento que se esforça para tornar o icônico hambúrguer “melhor para os clientes e para o planeta” misturando pelo menos 25% de cogumelos frescos.

Para o chef caseiro preocupado com a saúde, adicionar ingredientes à base de plantas em almôndegas e hambúrgueres tem um bônus adicional – é econômico! Grandes marcas como Applegate estão vendo se os consumidores que comem carne trocam um hambúrguer de carne tradicional por um com 30% de ingredientes vegetais, divulgando benefícios de menos gordura e colesterol quando comparados aos dados do USDA para carne moída comum.

E outras marcas também estão de olho nessa tendência: produtos como o Lika Plus Burger fabricado com 75% de carne moída misturada com 25% de Lika Plus (trigo, cogumelo, fermento de cevada e água), aparecendo em balcões de carne na região sudoeste do Whole Foods Market . Os flexitarianos que procuram alcançar um equilíbrio saboroso entre carnes e plantas podem esperar mais produtos misturados no futuro.

Algumas marcas: Applegate’s The Great Organic Blended Burger; Lika Plus Blended Burger; Beef, quinoa, vegetable meatballs; The Blended Burger Project winning recipes.

10. Bebidas com 0% de álcool

Com tantos consumidores buscando alternativas ao álcool, opções exclusivas não alcoólicas estão surgindo em todos os lugares, desde menus nos bares mais aclamados do mundo até lojas especializadas. Muitas dessas bebidas procuram recriar sabores clássicos de coquetel usando métodos de destilação normalmente reservados ao álcool, criando uma alternativa ao licor destinado a ser usado com um misturador em vez de uma bebida por conta própria.

Pense no alt-gin para gin e tônicos e nas bebidas alcoólicas falsas com infusão botânica para um martini falso. Acrescente a isso as opções desfrutadas diretamente da garrafa ou lata, como águas com gás com infusão de lúpulo, e você pode ter certeza de que os hóspedes que evitam o carrinho de bar nunca ficarão entediados.

Algumas marcas: HopTea Sparkling Teas: The Really Hoppy One made with black tea, The Green Tea One made with green tea, The Calm One made with chamomile; Heineken 0.0; Athletic Brewing Company non-alcoholic brews: Run Wild non-alcoholic IPA, Upside Dawn non-alcoholic Golden Ale; Kater Wingman longneck sparkling waters.

Fonte: Whole Foods Market, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress