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Armando Brasil Salis: a carne precisa ser explorada como um todo, não só os cortes para churrasco

No dia 5 de abril foi realizado o Beef Summit Sul, em Porto Alegre – RS. O evento foi organizado pelo BeefPoint, em parceria com a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB). O Beef Summit Sul reuniu nomes de sucesso do agronegócio para discutir e debater os rumos da pecuária de corte no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

No dia do evento, o BeefPoint homenageou as pessoas que fazem a diferença na pecuária de corte no Sul do Brasil através de um prêmio. Houve vários finalistas, em 19 categorias diferentes.

Os nomes foram indicados pelo público; em uma primeira etapa, através de um formulário divulgado pelo BeefPoint. Na segunda etapa, o público escolheu através de votação, o vencedor de cada categoria. Para conhecer melhor essas pessoas, o BeefPoint preparou uma entrevista com cada um deles.

Confira abaixo, a entrevista com Armando Brasil Salis, um dos indicados do Prêmio BeefPoint Edição Sul, na categoria Profissional – indústria frigorífica.

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Armando Brasil Salis é médico veterinário. Já trabalhou no Ministério da Agricultura e no Frigorífico Mercosul, onde desenvolveu vários cargos, de gerência industrial até a superintendência nacional no comércio de carnes.

Depois disso, montou sua empresa Sabor da Campanha, que tem parceria com o frigorífico Campeiro em Rosário do Sul  – RS, e o frigorífico Coqueiro em são Lourenço do Sul – RS, fazendo um produto de alta qualidade, o novilho produzido através da marca Sabor da Campanha. Com a marca Sabor da Campanha é feito monitoramento de toda a operação, desde a compra do novilho, passando pela criação e a parte do abate. No varejo, também é feito o acompanhamento da venda dessa carne.

BeefPoint: Qual o maior desafio da pecuária de corte do sul do Brasil hoje?

Armando Brasil Salis: O maior desafio é tentar mostrar ao país e outros lugares do mundo que nós somos detentores de uma boa carne, que se compara até mesmo com a carne argentina e a carne uruguaia.

BeefPoint: Qual o exemplo de pecuária do futuro no sul do Brasil hoje? Quem você admira por fazer um excelente trabalho?

Armando Brasil Salis: Eu admiro o Luiz Roberto, proprietário do Frigorífico Coqueiro, que faz um excelente trabalho na produção de novilhos e na engorda aqui no Sul.

BeefPoint: Como podemos vender a carne do sul do Brasil de forma diferente e especial, em outras regiões do Brasil e no exterior?

Armando Brasil Salis: A carne precisa ser melhor explorada. Hoje o foco é nos cortes para churrasco, mas a carne precisa ser explorada como um todo.

O nosso desafio é que essa carne seja apresentada à população de maneira que cortes como o dianteiro e cortes da coxa também tenham seu diferencial merecido, por se tratar de um animal europeu completo.

O desafio para vender a carne é esse, trabalhar muito o nome e a marca, explicando isso para o consumidor, para que ele entenda o que ele está levando.

BeefPoint: Qual inovação / novidade na pecuária de corte você mais gostou dos últimos anos? O que estamos precisando em inovação?

Armando Brasil Salis: Uma das coisas que eu achei interessante foi o surgimento do sistema Techno System, é um sistema de engorda e recria dentro de uma propriedade média hoje, possibilitando um aumento de lotação muito interessante e oportunizando algumas categorias de animais que necessitam de atenção em um pequeno espaço de terra. Eu acho que essa tecnologia da pecuária do futuro é uma grande saída.

Acredito que uma das coisas mais importantes da pecuária atualmente são as pesquisas, principalmente relacionadas ao pasto de alimentação, pois temos pragas como o Annoni, que está tomando conta do Rio Grande do Sul e isso vai atrapalhar muito a produção de carne do estado. Seria importante desenvolver pesquisas para terminar com essa praga.

Na área de alimentações, criar oportunidades de fazer melhorias nas pastagens naturais. Acho que a área de pesquisa é fundamental para a pecuária do futuro.

BeefPoint: O que o setor poderia / deveria fazer para aumentar sua competitividade no sul do Brasil?

Armando Brasil Salis: Eu acho que tudo passa pela informação. Tudo que é vendido tem que ter uma informação bem passada e clara para que o consumidor gere a demanda por um determinado produto. Eu acho que o Sul, por ter uma área diferenciada, pode se beneficiar dessa demanda.

O ponto principal é esse, se beneficiar daquilo que a natureza já oferece.

BeefPoint: O que você implementou de diferente na sua atividade em 2012?

Armando Brasil Salis: Na área comercial não fizemos apenas uma venda de carne, nós ajudamos nossos parceiros a extrair do produto carne o melhor resultado.

Acho que o nosso diferencial é a informação, a maneira como passamos a informação aos nossos clientes diretos, que são os supermercados, os açougues. A informação para nós é muito importante.

BeefPoint: O que você fez em 2012 que te trouxe mais resultados?

Armando Brasil Salis: Foi exatamente isso, trabalhar melhor com a informação e o uso da imagem.

BeefPoint: O que você pretende fazer de diferente em 2013?

Armando Brasil Salis: Eu quero expandir um pouco o negócio. Já fiz comercialização em São Paulo e agora vamos tentar algo em Santa Catarina, pois conseguimos gerar uma boa demanda.

Pretendemos fazer uma ampliação focada, em pontos de venda, que é o formato que trabalhamos.

BeefPoint: Qual sua mensagem para os pecuaristas?

Armando Brasil Salis: Acreditem na pecuária, pois a carne é uma importante fonte de proteína, temos que acreditar no produto. É importante termos foco, temos aqui no Sul uma região muito privilegiada na produção dessa matéria prima.

Eu acho que todas as culturas são importantes, cada um tem o seu espaço, mas não podemos esquecer que nós temos um espaço privilegiado para poder fazer isso.

Temos que melhorar nossas deficiências, com certeza. Temos um trabalho que nunca vai chegar à perfeição, mas temos que acreditar na produção da carne, pois a região tem a possibilidade de fazer isso. Vamos aproveitar isso que Deus nos deu.

BeefPoint: Qual sua mensagem para a indústria frigorífica e varejo?

Armando Brasil Salis: Para a indústria frigorífica, eu diria que nós temos que trabalhar cada vez mais com foco em qualidade, em respeito ao consumidor, trabalhando com indústrias capacitadas, com bom nível higiênico sanitário, para que ganhemos cada vez mais destaque no ramo de alimentos.

Como a carne é um produto perecível muito delicado, exige de nós, industriários, muita atenção para que esse trabalho não perca a qualidade. Temos que acreditar, trabalhar bem e investir para que a indústria transmita segurança ao nosso consumidor, que é o principal interessado.

Para o varejo, eu diria que aproveitem o máximo possível a informação. Acreditem nisso, para que cada vez mais as pessoas esclarecidas possam escolher um produto satisfatório e que cada vez mais foquem nessa parte de alimentos no varejo, na questão de uso e aproveitamento.

Eu acredito que podemos evitar que se perca muito da carne dentro do processo de manipulação, através de uma boa orientação e através de treinamento pessoal. O varejo que trabalhar essa parte, com certeza vai se destacar no mercado futuro.

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