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Argentina volta a exportar carne para a Malásia, após 10 anos

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina informou nesta segunda-feira que o mercado da Malásia foi reaberto para exportar carne resfriada e congelada e miúdos de bovinos. Os embarques foram fechados em 2010 devido a mudanças nos regulamentos malaios para a certificação Halal, um processo de garantia de qualidade que se aplica a alimentos, produtos e serviços exigidos pelos países que praticam o Islã.

“Até então, o Halal era opcional, mas a partir daquele ano tornou-se obrigatório e uma certificação Halal começou a ser exigida, além disso, os requisitos que exigem a certificação de carne foram atualizados”, explicou Miguel Donatelli, coordenador de Relações Internacionais da Senasa. “A essas duas demandas foi adicionada a da Halal Exclusive, o que significava que eram frigoríficos que operavam exclusivamente a Halal, embora isso estivesse se tornando mais flexível”, acrescentou.

A Direção de Serviços Veterinários da Malásia (DVS) negociou com o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agro-Alimentar (Senasa) os requisitos do Certificado Veterinário Internacional (CVI) que acompanhará as remessas para a Malásia. Durante uma visita de auditoria em 2019, representantes da entidade da Malásia verificaram o sistema de produção e abate de carne bovina supervisionado pela Senasa.

Os resultados satisfatórios dessa auditoria permitiram que os esforços entre as partes concordassem com um protocolo sanitário para continuar. Eles também permitiram a habilitação de um estabelecimento e a apresentação de 13 outras partes interessadas, que devem ser avaliadas em breve pela autoridade da Malásia.

Segundo fontes da Senasa, por enquanto, o volume exportado estará sujeito à demanda que esse único produtor autorizado consegue atender.

“Antes, o CVI estava pronto, mas com outros requisitos mais relaxados. Agora, concordamos com a Malásia sobre como esse CVI deve proteger o embarque da mercadoria “, esclareceu Donatelli, acrescentando que, embora a Malásia não seja um mercado muito grande (possui cerca de 32 milhões de habitantes), alto poder de compra o torna um parceiro de negócios interessante.

Fonte: El País Digital, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

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