Mendes Ribeiro: previsão de alta para o fim de semana
21 de outubro de 2011
EUA: carne Angus certificada tem vendas recordes
21 de outubro de 2011

Argentina toma medidas de prevenção contra a febre aftosa

O Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa) da Argentina informou que "continuam sendo executadas diferentes medidas de prevenção na Argentina diante do foco de febre aftosa declarado pelo Paraguai".

Já estão sendo feitas vacinações anti-aftosa em Salta, Chaco, Formosa, Corrientes, Misiones e Entre Ríos, das quais participam 46 entidades de vacinação que envolvem 1.428 vacinadores e 213 programadores. Ao final dessa campanha, serão vacinados mais de 14 milhões de animais susceptíveis à aftosa localizados nessa região, onde, até o momento, já se vacinaram mais de 1,7 milhão de cabeças.

Durante as duas semanas de trabalho, o pessoal do Senasa também desinfetou e controlou mais de 80 mil veículos de todo tipo, terrestre e fluvial, e mais de 500 mil pessoas que entraram no país. O Senasa controla 29 locais de fronteira ao longo do limite com o Uruguai, o Paraguai, o Brasil e a Bolívia. Nesses 29 locais, o pessoal do Senasa efetua a desinfecção com equipamento especial que inclui rodilúvios e controla veículos e pessoas verificando o tráfego local, mediante controles nas rotas; supervisiona a documentação da carga transportada para certificar se está de acordo com a legislação. Os postos da fronteira que estão em alerta são: um em Salta (no limite com o Paraguai); seis em Formosa; um em Chaco; 17 em Corrientes e Misiones e três em Entre Ríos.

O Senasa solicitou aos produtores, consignatários de fazendas e demais integrantes da cadeia de carnes sua colaboração para facilitar a vacinação anti-aftosa e responsabilidade no movimento dos animais. Desse modo, contribuirão para “manter o status sanitário do rebanho nacional reconhecido internacionalmente como livre da doença com vacinação no território localizado entre o rio Negro e o limite norte e livre sem vacinação do rio Negro até Tierra Del Fuego”.

A reportagem é do site argentino diarioelargentino.com.ar, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress