Kantar mede impacto do coronavírus no consumo na China
28 de fevereiro de 2020
Secretaria de Defesa Agropecuária publica prazos para aprovação de processos
28 de fevereiro de 2020

Argentina deve taxar mais exportação de soja

O governo argentino fechou ontem o registro de exportações agrícolas. A medida sinaliza iminente alta de 30% a 33% do imposto sobre exportações da soja e derivados 

O governo argentino fechou ontem o registro de exportações agrícolas. A medida sinaliza iminente alta de 30% a 33% do imposto sobre exportações da soja e derivados. O clima é de tensão entre o governo e o agronegócio, com ameaças de locaute – quando produtores suspendem a venda de seus produtos como forma de fazer pressão. 

Os rumores de aumento do impostos começaram na semana passada. O ministro de Agricultura, Luis Basterra, convocou então líderes das principais entidades do setor para uma reunião hoje.
Mas o fechamento das exportações ontem surpreendeu representantes do setor. A Confederação Rural Argentina (CRA) acusou o governo de ter cometido “uma nova traição” ao setor. Em nota, a entidade disse que o fechamento das exportações foi decidido sem nenhuma consulta e “deixa uma profunda sensação de engano”. 

Na campanha eleitoral do ano passado, o presidente Alberto Fernández prometeu ao setor “não repetir os erros do passado”, em referência ao governo kirchnerista [2003-2015] que taxou fortemente as exportações.

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress