Péricles Salazar: Abrafrigo não aceita o mando individual, mas sempre coletivo
1 de agosto de 2013
Entenda porque o mercado de miúdos é tão importante para a pecuária dos EUA
1 de agosto de 2013

Argentina: consumo de carnes cresceu em 7% no primeiro trimestre de 2013

Segundo o último relatório da Câmara de Comércio de Carnes da Argentina (CICCRA), que agrupa o setor, o consumo de carnes no país cresceu em 7% nos três primeiros meses de 2013. De acordo com a última média, cada argentino come 59,7 quilos de carne por ano.

Segundo o último relatório da Câmara de Comércio de Carnes da Argentina (CICCRA), que agrupa o setor, o consumo de carnes no país cresceu em 7% nos três primeiros meses de 2013.  De acordo com a última média, cada argentino come 59,7 quilos de carne por ano.

O dado do último trimestre representa uma mudança de direção. Afetado pelo aumento dos preços, o consumo estava em baixa desde 2010 , em 2009, chegou a um teto de 70,3 quilos de carne por habitante na Argentina.

De acordo com a CICCRA, a mudança de tendência no consumo interno foi relacionada com o fato de no primeiro trimestre do ano, ter sido produzida 6,9% mais carne e ter havido uma queda nas exportações. No setor, citam o atraso cambial e as retenções de 15% para explicar as baixas nas vendas ao exterior.

Os abates de bovinos em março ficaram em torno de 991 mil cabeças, 31.500 cabeças a mais que no ano anterior. O aumento dos abates, em especial de exemplares em idade reprodutiva, causa preocupação na indústria de carnes pelo impacto que isso terá sobre os futuros estoques pecuários e também os esquemas de preços do gado.  A origem do aumento dos abates de fêmeas é o atraso no preço do gado em geral e o preços dos bezerros em particular, afirma o presidente da CICCRA, Miguel Schiariti.

CICCRA teme que a imobilidade registrada nos preços do gado desde 2010 gere novamente o início de um período de estancamento do gado ou liquidação de ventres.

Fonte: Clarín, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress