Campanha de vacinação contra a febre aftosa é prorrogada em 15 estados
1 de junho de 2021
BRF diz que produtos com carne cultivada podem chegar ao mercado em 2023 ou 2024
1 de junho de 2021

Argentina alega fraudes e suspende 12 exportadores de carne

A Argentina suspendeu ao menos 12 empresas exportadores de carne bovina, que teriam cometido irregularidades em suas vendas ao exterior, informam o jornal “La Nacion” e a agência Reuters. As autoridades apreenderam mais de 220 toneladas de carne. 

O Ministério da Agricultura do país disse que suspendeu temporariamente as atividades de exportação de seis empresas após descobrir irregularidades que incluem não-liquidação de divisas e registro de endereços falsos e que outras seis já haviam sido fechadas sob acusações semelhantes. Cinco empresas seguem sendo investigadas, segundo o ministério. 

Conforme o “La Nacion”, a Direção Geral das Alfândegas (DGA) anunciou que denunciou 19 empresas que fizeram operações irregulares. A alegação é que elas emitiam notas para as carnes exportadas como se fossem produtos impróprios para consumo com o objetivo de pagar 5% de imposto. No entanto, a mercadoria era própria para consumo humano e deveria pagar 9% de tributação. 

A suspensão é a mais nova ação do governo argentino sobre o setor de carnes. Na primeira quinzena do mês, para conter os preços no mercado interno, o país anunciou a suspensão das exportações de carne bovina por 30 dias. A Argentina é quarta maior exportadora de carne bovina do mundo. 

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress