Mercado Físico da Vaca – 10/10/08
10 de outubro de 2008
Mercados Futuros – 13/10/08
14 de outubro de 2008

ARG: ajuda do governo não basta, dizem ruralistas

Dirigentes rurais da Argentina disseram nesta sexta-feira (10) que o pacote de ajuda econômica anunciado na quinta (09) pelo governo não resolve os problemas do setor nem contempla as exigências que fez o campo em seu último locaute. O governo insistiu em dizer que "a porta" da secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Alimentação "está aberta" para o diálogo.

Dirigentes rurais da Argentina disseram nesta sexta-feira (10) que o pacote de ajuda econômica anunciado na quinta (09) pelo governo não resolve os problemas do setor nem contempla as exigências que fez o campo em seu último locaute. O governo insistiu em dizer que “a porta” da secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Alimentação “está aberta” para o diálogo.

“É uma resposta parcial a um problema maior”, disse Eduardo Buzzi, presidente da Federação Agrária Argentina, uma das quatro principais associações de produtores agrícolas do país. Em declarações à rádio Continental, de Buenos Aires, Buzzi disse que o campo “pode ser uma das bases para sustentar a economia argentina” na crise financeira global.

O governo argentino destinou um fundo de 230 milhões de pesos (US$ 70,9 milhões) aos produtores afetados pelas piores secas do último século. No entanto, o ministro não falou dos impostos às exportações de grãos, que detonaram um confronto de quatro meses entre o governo e o campo neste ano, depois que dirigentes rurais reivindicaram “descê-los a zero” para o caso dos pequenos produtores.

Nesse sentido, Buzzi sustentou nesta quinta que as reivindicações do campo passam por melhorar “as condições para a agricultura, a pecuária e a produção de leite”. Ricardo Buryaile, vice-presidente das Confederações Rurais Argentinas, opinou que os anúncios do governo “são apenas para manchetes de jornais.” Seu colega da Federação Agrária Argentina, Ulises Forte, disse por sua vez que o plano oficial é “caridade”. Os anúncios do governo eram esperados com expectativa pelos dirigentes rurais, que anteontem encerraram seu quinto locaute neste ano contra a política agropecuária oficial.

Os produtores asseguram que sua situação é pior do que em relação a março pelo aumento de custos, a diminuição dos preços internacionais dos grãos e a seca.

As informações são do Estado Online, adaptadas e resumidas pela Equipe AgriPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress