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Arcos Dourados: Brasil é responsável pelo maior faturamento em 2012

O Brasil, que detém 37,5% dos restaurantes da Arcos Dorados em toda a América Latina, respondeu por 47,3% das receitas totais em dólar. O faturamento no país somou US$1,8 bilhão, um aumento de 11% sobre o ano anterior em moeda constante.

A Arcos Dourados, maior franquia do McDonald’s no mundo e representante da marca na América Latina, anunciou nesta sexta-feira (8) um faturamento de US$ 3,8 bilhões em 2012, 14,2% superior ao ano anterior em moeda constante. Em função da desvalorização de moedas locais frente à moeda norte-americana, o crescimento da receita em dólar foi de 3,8%.

O Brasil, que detém 37,5% dos restaurantes da Arcos Dourados em toda a América Latina, respondeu por 47,3% das receitas totais em dólar. O faturamento no país somou US$1,8 bilhão, um aumento de 11% sobre o ano anterior em moeda constante. Levando-se em conta a desvalorização média de 16,5% do real frente ao dólar, de acordo com a cotação utilizada no balanço, as receitas em dólar caíram 4,9%.

Considerando a mesma base de restaurantes, as vendas comparáveis na América Latina cresceram 9,2%. O lucro operacional da Arcos Dourados em 2012 na região foi de US$ 236,6 milhões (+5,5% em moeda constante ou -5,6% em dólar). Ao longo do ano foram distribuídos dividendos de US$ 0,24 por ação.

O lucro operacional no quarto trimestre de 2012 no Brasil foi de US$ 69,7 milhões, representando um aumento de 10,8% em relação ao ano anterior em moeda constante (ou -3% em dólar, devido à valorização da moeda sobre o real). No ano, o lucro operacional atingiu US$ 193,3 milhões (-9,3% em moeda constante ou -21,7% em dólar).

A empresa atingiu a marca de 4.234 pontos de venda na América Latina, sendo 1.948 restaurantes, 1.952 quiosques e 334 McCafés. Dos 108 novos restaurantes abertos no período, 64% deles foram inaugurados no Brasil, que permanece como o mercado de maior potencial da companhia.

A empresa fechou o ano com 731 restaurantes no país (69 a mais que em 2011), o que representou um ritmo de expansão de um novo restaurante a cada 5,3 dias. Considerando apenas os restaurantes abertos há pelo menos treze meses, as vendas comparáveis no Brasil foram 5,2% superiores às do ano anterior.

O Ebitda ajustado foi de US$ 82,3 milhões no Brasil, no quarto trimestre de 2012 (+17,2% em moeda constante ou +2,6% em dólar). No ano, esse montante chegou a US$ 241,0 milhões (-3,4% em moeda constante ou -16,8% em dólar). Os resultados financeiros apresentados consideraram uma taxa de câmbio média do real frente ao dólar de R$ 1,80 para o quarto trimestre de 2011 e de R$ 2,06 para o mesmo período de 2012.

O lucro líquido da companhia no ano foi de US$ 114,3 milhões, equivalente a US$ 0,55 por ação, superando o valor de US$ 0,54 por ação em 2011, e é o maior já registrado desde a criação da companhia, em 2007.

Fonte: Mncom, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

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