Pecuária de corte e mercado da carne bovina na China: mercado crescente, importações explodindo, oportunidades para o Brasil – Relatório completo do Rabobank
5 de setembro de 2013
Flávio Redi: confinamento tem que ter seleção adequada de profissionais, política salarial e infraestrutura
5 de setembro de 2013

Arcílio Póvoa Neto: sistema de confinamento pode gerar produtos rentáveis e sustentáveis de qualidade

O Prêmio BeefPoint – Edição Confinamento vai homenagear quem faz a diferença nos confinamentos do Brasil. Essa é uma iniciativa do BeefPoint, e tem a Assocon como parceira. A premiação será feita durante o Interconf 2013, evento da Assocon que acontecerá nos dias 9 a 12 de setembro de 2013, em Goiânia/GO e que o BeefPoint está fazendo a curadoria de conteúdo.

Para conhecer melhor os finalistas, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas que mostram o que eles têm feito para se destacar na pecuária de corte.

Confira abaixo a entrevista com Arcílio Póvoa Neto, um dos finalistas na categoria Sanidade em Confinamento.

Arcílio Póvoa Neto

Arcílio Póvoa Neto é médico veterinário. Atua na empresa Zoetis (Pfizer Saúde Animal). Em 2003, entrou na Fort Dodge Saúde Animal, onde permaneceu até 2005. Em agosto de 2007 foi convidado a retornar para a empresa Fort Dodge, que foi comprada pela Pfizer em 2008 e desde então permanece na mesma empresa.

Trabalha no cargo de consultor técnico, desenvolvendo trabalhos juntos aos pecuaristas no estado do Mato Grosso, através de consultoria e treinamentos aos proprietários e seus colaboradores.

BeefPoint: O que você considera mais importante em um confinamento de gado de corte?

Arcílio Póvoa Neto: Considero o confinamento importante pois o rebanho apresenta um melhor aproveitamento, gerando uma eficiência produtiva, em destaque à redução da idade de abate do animal e aceleração do retorno do capital investido. É útil como uma ferramenta, quando se trata da rotatividade do rebanho para a liberação ou diminuição nas áreas de pastagens.

BeefPoint: Qual o maior desafio dos Confinamentos no Brasil hoje?

Arcílio Póvoa Neto: Há diversos desafios a serem enfrentados nos confinamentos de gado de corte no Brasil, porém, um fator a ser considerado é a disponibilidade de matéria prima de qualidade e a quantidade de boa alimentação para o gado, por causa dos altos custos de matéria prima. Os prejuízos causados acometem os animais, gerando doenças ou diminuição na eficiência alimentar.

BeefPoint: Qual projeto de confinamento você teve contato ou implementou nestes últimos anos, que considera um case de sucesso? Por quê?

Arcílio Póvoa Neto: Um que se destacou foi o desenvolvido na Bom Futuro Pecuária, no município de Campo Verde/MT, onde se trabalha com animais em confinamento e confinamento a pasto, realizando atividades de esclarecimento aos colaboradores para que eles aumentem o desenvolvimento e a produtividade com controle da sanidade animal e especialmente os relacionados a doenças de confinamentos, manejos e as técnicas de imunização (vacinação).

BeefPoint: O que você fez em 2012 que te trouxe mais resultados?

Arcílio Póvoa Neto: Trabalhei em contato direto com colaboradores, envolvendo os pecuaristas e seus funcionários.

BeefPoint: O que você pretende fazer de diferente em 2013? E por quê?

Arcílio Póvoa Neto: Incrementar os treinamentos técnicos e práticos como forma de estimular o confinamento de gado de corte no estado de Mato Grosso, uma vez que este estado se caracteriza por ser um dos maiores produtores de grãos e rebanho bovino do nosso país.

BeefPoint: Qual mensagem gostaria de deixar para os confinadores no Brasil?

Arcílio Póvoa Neto: Pecuarista, acredite que o sistema de confinamento pode gerar produtos de qualidade, associados a um mercado rentável e com controle dos diversos fatores que geram prejuízos ao meio ambiente.

arcílio4

Fazenda São Marcelo – treinamento teórico

arcílio2

Grupo Bom Futuro – treinamento prática

arcílio3

Confinamento Marfrig – treinamento teórico

arcílio1

Grupo Bom Futuro – treinamento teórico

Confira a Programação do Interconf 2013.

Lembramos que todos os finalistas do prêmio são convidados vip cortesia do Interconf 2013.

1 Comment

  1. Ivana Maria Póvoa Violante disse:

    Parabéns aos médicos veterinários que buscam melhorias na agropecuária deste Pais. Em especial ao veterinário Arcílio Póvoa por contribuir com o crescimento do Estado de Mato Grosso.
    Dia 09 de setembro: Dia do Médico Veterinário.

plugins premium WordPress