Mercado Físico da Vaca – 24/06/08
24 de junho de 2008
Abiec sob nova direção
26 de junho de 2008

Aprenda um modo prático para estimar a disponibilidade da forragem

O método para estimar a disponibilidade de MS das forragens é bastante simples podendo ser facilmente feita a campo. A técnica mais simples é a do quadrado.

O método para estimar a disponibilidade de MS das forragens é bastante simples podendo ser facilmente feita a campo. A técnica mais simples é a do quadrado. Na “Técnica do Quadrado” são usados quadrados com área de 1m x 1m. O quadrado deve ser jogado de forma aleatória em 5 pontos por ha, tomando o cuidado para que não sejam próximos.

Deve-se efetuar o corte a 5 cm do solo ou, se preferir, à altura da saída dos animais do piquete. Toda a forragem coletada deve ser pesada. Em seguida uma pequena amostra de forragens frescas (+/- 100 gramas) deve ser seca para avaliação da matéria seca da forragem.

O processo de secagem pode ser feito com o uso de forno microondas. A forragem é colocada em um prato de papel (peso conhecido) e levada ao microondas. O forno deve ser ajustado para temperatura 80 a 90 % da máxima e o tempo de permanência vai depender da potência de cada forno. Coloque um copo com ¾ de água no fundo do microondas.

Para calibração do tempo ideal de cada forno, deve-se ajustar o tempo inicial para 5-10 minutos (alimentos secos-úmidos); em seguida, retira-se o prato com a forragem e pesa, coloque novamente no forno por mais 2 minutos, pese novamente, a forragem vai estar totalmente seca quando atingir o peso constante, ou seja, repetir duas vezes o mesmo peso.

O cálculo da % de matéria seca é: % de MS = Peso seco X 100 , ex:
Peso verde

% de MS = 100 g seco X 100 = 20%.
500 g verde

Se o peso total da forragem nos 5 pontos foi de 10 kg matéria original, o peso seco vai ser de 2 kg, portanto a quantidade de forragem em 1 ha vai ser igual:

Disponibilidade (kg MS/ha)= (KgMS na área amostrado x 10.000 m2)=
Área amostrada

Disponibilidade (kg MS/ha)= (2 x 10.000)= 4000 kgMS/ha.
5 m2

Este material é parte do curso online Suplementação proteico-energética de bovinos de corte a pasto.

O instrutor desse curso é o Dr. André Alves de Souza, que é médico veterinário, D.Sc. e consultor em nutrição animal para confinamentos de bovinos de corte e em programas de produção de cortes especiais para restaurantes especializados.

Aprenda outros métodos e técnicas como este, que também podem ser diretamente aplicados no seu dia-a-dia, participando do Curso Online Suplementação proteico-energética de bovinos de corte a pasto, clicando aqui
Veja também a programação completa

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress