Mercado Físico da Vaca – 13/09/10
13 de setembro de 2010
Mercados Futuros – 14/09/10
15 de setembro de 2010

Aprenda identificar plantas daninhas em sua pastagem e faça o controle e manejo adequado

A presença de plantas daninhas reduz a produtividade do capim em virtude da competição por água, luz, nutrientes e espaço físico. No caso das pastagens, a competição entre plantas forrageiras e invasoras sofre influência direta do pastejo feito pelos animais. As plantas daninhas podem ainda reduzir o desempenho individual dos animais. A identificação correta das plantas invasoras é um dos primeiros passos para um controle bem sucedido.

Existem várias definições para planta invasora, mas em um conceito mais abrangente, pode se dizer que uma espécie só pode ser considerada daninha se esta estiver direta ou indiretamente prejudicando determinada atividade humana, como por exemplo plantas interferindo no desenvolvimento de culturas comerciais, plantas tóxicas em pastagens, plantas estranhas no jardim etc.

A presença de plantas daninhas reduz a produtividade do capim em virtude da competição por água, luz, nutrientes e espaço físico. No caso das pastagens, a competição entre plantas forrageiras e invasoras sofre influência direta do pastejo feito pelos animais, uma vez que este altera a distribuição e arquitetura tanto da parte aérea quanto do sistema radicular das plantas. A menor produção de massa de forragem reduz a capacidade de suporte do pasto e determina a menor produtividade do sistema.

As plantas daninhas podem ainda reduzir o desempenho individual dos animais. As plantas fisicamente agressivas (arbustos ou plantas com espinhos) dificultam o acesso dos animais à forragem, restringindo seu consumo e, conseqüentemente, seu desempenho.

Já os problemas de envenenamento por plantas tóxicas agravam se na época da seca ou após as queimadas, quando a falta de alimento obriga os animais a ingerir essas plantas, que podem provocar desde a redução no ganho de peso, aparecimento de problemas reprodutivos e até mesmo a morte dos animais

A identificação correta das plantas invasoras é um dos primeiros passos para um controle bem sucedido.

O Curso Online Plantas Invasoras: impacto e controle para alta produtividade em pastagens, que tem início em 14 de outubro, tem por objetivo apresentar aos alunos a biologia de plantas invasoras, como identificá-las e os métodos de controle, época correta de controle, e como é feito o controle integrado das plantas invasoras.

Os métodos de controle de plantas daninhas em pastagens podem ser classificados como: preventivos, culturais; mecânicos; físicos; biológicos; e químicos. A integração de diferentes métodos de controle torna o processo mais eficiente e determina melhores resultados que a adoção de medidas isoladas.

O curso é direcionado a todos os profissionais que criam animais a pasto e constantemente se deparam com plantas invasoras em sua pastagem, consultores e estudantes que buscam informações sobre o controle de plantas invasoras com um dos mais respeitados pesquisadores na área de forragicultura.

Para ver a programação completa e fazer a inscrição do Curso Online ‘Plantas Invasoras: impacto e controle para alta produtividade em pastagens’, clique aqui.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress